Como posso receber o PIS/PASEP 2020? Tire todas as dúvidas aqui!

Trabalhadores de todo o país recebem anualmente os valores correspondentes ao PIS/PASEP, para 2020 o calendário de pagamentos inicia em julho. Recebem o benefício aqueles que se enquadram nos critérios definidos pelo governo.

Como posso receber o PIS/PASEP 2020? Tire todas as dúvidas aqui! (Montagem/FDR)
Como posso receber o PIS/PASEP 2020? Tire todas as dúvidas aqui! (Montagem/FDR)

Segundo o texto que regulamenta o repasse, recebem o benefício aqueles trabalhadores com vinculo formal a empresas privadas ou públicas. Os pagamentos são diferentes, PIS pago para profissionais do setor privado e o PASEP é destinado aos que são servidores públicos.

Para receber é necessário ter carteira de trabalho por mais de 5 anos, além de terem tido remuneração de no máximo dois salários mínimos ao mês. E ter trabalhado efetivamente com o mínimo de 30 dias consecutivos no ano-base, constatados em sua carteira de trabalho.

Qual o valor a ser pago?

De acordo com o governo federal, os recebimentos do PIS/PASEP não são iguais para todos os brasileiros, pois podem variar de acordo com cada realidade. Por sua vez, para este pagamento são referentes ao ano base de 2019.

O valor a ser recebido também varia de acordo com os meses trabalhados, mas com o reajuste considerando o salário mínimo atual, podendo ser de no mínimo R$ 88 a no máximo R$ 1.045.

Por onde posso consultar?

O processo de consulta do PIS é simples e pode ser feito digitalmente. Para isso, é necessário ter o número do NIS em mãos, o trabalhador pode conferir se pode sacar o PIS, através do site da Caixa.

Já o PASEP é através do site do Banco do Brasil, clicável neste link. Para ter acesso basta ter o número do benefício ou informar o CPF e data de nascimento para obter todas as informações sobre a conta.

Pelo meio digital, ainda é possível obter as informações através do aplicativo BB Pasep ou através do Caixa Trabalhador – a depender de qual benefício irá receber. Por estes locais, há a consultar saldo e fazer outras operações.

Com o saldo em mente, o trabalhador deve ficar atento ao calendário de recebimentos e também quanto irá receber nesta cota anual. Cronograma já foi definido pelo governo federal e segue estas datas:

Calendário PIS/PASEP 2020-2021

PIS de 2020-2021

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!