Errou na declaração do Imposto de Renda 2020? Veja qual prazo para corrigir

Os contribuintes que já enviaram a declaração do Imposto de renda 2020, mas perceberam que foi cometido algum erro na hora de preencher, ou deixado de informar algum dado, podem fazer a correção da declaração.

Errou na declaração do Imposto de Renda 2020? Veja qual prazo para corrigir
Errou na declaração do Imposto de Renda 2020? Veja qual prazo para corrigir (Foto: FDR)

Isso pode ser feito com uma declaração retificadora no programa do Imposto de Renda 2020. Além de também ser possível fazer a retificação no site da Receita Federal, no atendimento digital chamado de e-CAC.

É possível fazer correção em declarações de anos anteriores também. Veja como retificar.

Programa da declaração

Primeiro abra o programa de declaração. Depois é preciso procurar no Menu por “Declaração” e do lado esquerdo da tela, a opção “Retificar”. 

Ao encontrar, clique nela e selecione a declaração que será corrigida. As declarações já enviadas são identificadas pelo nome do contribuinte, CPF ou pelas expressões “Original” ou “Retificadora”. 

Caso você já tenha enviado a declaração neste ano, selecione a “Original”. Caso já tenha feito uma ou mais declarações retificadoras e vai precisar corrigi-la novamente, então selecione a última “Retificadora” enviada. 

Assim, o programa irá criar automaticamente uma cópia da declaração que foi enviada com erro na aba “Em Preenchimento”. 

Do lado do nome do contribuinte aparecerá a expressão “Retificadora”, indicando que aquela nova declaração irá corrigir a que foi anteriormente enviada. Clique para abrir essa nova declaração, selecione a ficha que apresenta erro e faça as correções. 

Caso tenha mais fichas com problemas, corrija todas elas na sequência. Antes de enviar, clique na opção “Verificar pendências”, que esta no menu “Fichas da declaração”, do lado esquerdo da tela, para verificar que não cometeu algum erro de preenchimento que prejudique o envio da nova declaração.

Depois de finalizar as alterações e a verificar as pendências, clique no botão “Entregar declaração”, localizado dentro do menu “Declaração”, na parte esquerda. 

Corrigir a declaração do Imposto de Renda 2020 no site da Receita

Ao acessar o sistema de atendimento digital da Receita Federal, o e-CAC, é necessário informar o código de acesso e senha. Se não tiver é preciso seguir as instruções no próprio site, para obter.

Depois, coloque seu CPF, código de acesso e senha. Na próxima tela, acesse o menu “Meu Imposto de Renda”, do lado esquerdo da tela. 

Clique em “Extrato de Processamento” e selecione o ano da declaração que pretende corrigir. Depois clique em “Declaração on-line”.

Uma versão simplificada da declaração irá aparecer na tela. Selecione a ficha que deseja corrigir e faça as alterações necessárias. Quando concluir as correções, clique em “Finalizar Declaração” e a correção está feita.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!