Novos prazos de pagamento. Nessa semana, a prefeitura de Porto Nacional, região central do Tocantins, informou que os cidadãos terão mais tempo para quitar o Imposto Predial Urbano Territorial (IPTU) 2020. De acordo com o comunicado, quem optar pela cota única terá até o dia 17 de julho e ainda ganhará 35% de desconto. A modalidade é exclusiva para a prestação de conta à vista com o valor total da cobrança.
Para poder gerar a nova guia de pagamento com a data atualizada, os contribuintes precisam acessar o site da prefeitura e informar o número de registro do imóvel.
O procedimento é simples, basta abrir a página oficial, ir até a opção ‘serviços – impostos’, selecionar a função IPTU e na sequência digitar o sequencial do terreno, presente em demais contas de IPTU ou no contrato de propriedade.
Feito isso, é só confirmar as informações e aguardar o site carregar. Na atualização, o cidadão tem acesso direto aos boletos do parcelamento e também da cota única. Se quiser gozar dos 35% de desconto, ele deverá imprimir ou então realizar o pagamento do carnê apresentando seu código de barras nos demais aplicativos das instituições bancárias.
Formas de parcelamento
Já para quem desejar pagar o imposto de forma parcelada, ainda é possível. Nesse caso, a primeira cobrança está datada para o dia 17 de julho e a última para 18 de janeiro. É importante ressaltar que, uma vez em que a prestação de contas é dividida, o contribuinte não contará com reajustes e descontos.
Datas de vencimento do IPTU 2020
- 17 de julho de 2020 – Parcela única com desconto de 35%
- 17 de julho de 2020 – Primeira Parcela
- 17 de julho de 2020 – Segunda Parcela
- 17 de julho de 2020 – Terceira Parcela
- 17 de julho de 2020 – Quarta Parcela
- 17 de agosto de 2020 – Quinta Parcela
- 17 de setembro de 2020 – Sexta Parcela
- 16 de outubro de 2020 – Sétima Parcela
- 17 de novembro de 2020 – Oitava Parcela
- 17 de dezembro 2020 – Nona Parcela
- 18 de janeiro de 2021 – Décima Parcela
O pagamento do IPTU 2020 é importante para manter as tributações do imóvel em dia. Além de ajudar a prefeitura da cidade a recolher recursos que serão usados em prol dos próprios moradores, como no investimento de iluminação pública, asfaltamento de ruas, e melhoria na saúde.