Atenção! Liberadas as aulas teóricas no Detran-ES; confira as regras

Em meio a pandemia do novo coronavírus, os Departamentos Estadual de Trânsito tiveram que fechar as portas ao redor do país. Uma vez que é necessário conter a propagação do vírus. Porém, já com o processo de flexibilização, novas medidas estão sendo adotadas. No Espirito Santo, o Detran ES irá retomar as atividades presenciais para alguns serviços, mas permanece em outros pontos realizando o atendimento remoto, por meio do site e canais de comunicação.

Atenção! Liberadas as aulas teóricas no Detran-ES; confira as regras (Reprodução/Internet)
Atenção! Liberadas as aulas teóricas no Detran-ES; confira as regras (Reprodução/Internet)

Segundo o comunicado enviado à imprensa, está autorizado o retorno das aulas presenciais de Curso Teórico-técnico nos Centros de Formação de Condutores (CFCs), e empresas de cursos em todo o estado.

Serviços autorizados a retornar no Detran ES

Com a volta das atividades na área de formação de condutores, é preciso ficar atentos aos pontos definidos pelo órgão na hora de realizar o atendimento presencial. É importante destacar que as aulas terão um novo método.

Todo o processo será realizado virtualmente, através de uma plataforma de treinamento digital, no qual o condutor irá ter contato com conteúdo programático teórico correspondente a sua formação.

Vale lembrar que as aulas presenciais teóricas estavam suspensas desde o dia 20 de março. Por meio digital, já era possível realizar os cursos de Reciclagem. Com as mudanças, o método abrange novo público.

Licenciamento CE 2020 foi prorrogado para veículos com final 1

Em entrevista ao G1, o diretor geral do Detran-ES, Givaldo Vieira, destacou que ” acreditamos que, com o respeito a esses procedimentos, tanto pelos nossos credenciados quanto pelos candidatos e condutores, poderemos manter o funcionamento minimizando os riscos de contaminação”, disse.

Novo curso é facultativo. Já as aulas práticas irão acontecer com critérios de higiene regulamentados e bem rigorosos. Caso seja identificado pontos de aglomeração será realizada a suspensão dos testes presenciais.

Pelo meio digital ainda é possível realizar diversos procedimentos, todos utilizando o site do Detran ES. Entre as ações estão:

  • Licenciamento digital;
  • Renovação Simplificada da CNH digitalmente;
  • Segunda Via da CNH digitalmente;
  • Primeiro Registro Veicular;
  • Transferência de veículos usados;
  • Serviços online.

Serviços suspensos

Já o que permanece suspenso no Detran ES por tempo ainda indeterminado é o atendimento presencial nas agências, as vistorias realizadas e emissão de documentos físicos.

Medidas fazem parte de plano de contenção do novo coronavírus. De acordo com o órgão, a expectativa é da volta das atividades de forma gradativa, sempre observando as recomendações das autoridades de saúde.

Contato

Os interessados em entrar em contato com o órgão deverão acessar o site para obter os contatos referentes a cada unidade (CIRETRANs e PAVs). O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 9h às 17h.

A sede do Detran ES fica localizada na Av. Fernando Ferrari, 1080, Edifício América Centro Empresarial, Torre Sul – Mata da Praia.