Precisa de emprego? Confira o passo a passo completo para fazer um bom currículo

Precisa de emprego? Confira dicas para montar um currículo e conquistar o primeiro emprego ou conseguir a tão sonhada recolocação no mercado.

Confira dicas para montar um currículo e conquistar o primeiro emprego ou conseguir a tão sonhada recolocação no mercado (Imagem Reprodução Google)
Confira dicas para montar um currículo e conquistar o primeiro emprego ou conseguir a tão sonhada recolocação no mercado (Imagem: Reprodução Google)

Os números recentes de um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), contabilizaram 12.9 milhões de pessoas sem emprego em todo o país.

De acordo com o estudo, já era previsto o aumento no número de pessoas sem emprego no território brasileiro devido a pandemia causada pelo COVID-19.

Com a alta concorrência e procura por trabalho algumas dicas podem ser essenciais para você se destacar nos processos seletivos.

Você sabe como usar o seu currículo corretamente? Envia o mesmo currículo para todas as vagas? Fica em dúvidas com relação a quais dados deve colocar no CV?

Como criar um bom currículo conseguir aquela vaga de emprego dos sonhos

A primeira coisa a ter em mente é que o seu currículo deve ser objetivo e curto. Precisa ser compatível com a vaga de emprego que deseja

É necessário colocar dados pessoais como região onde mora, contato e idade. Além disso é preciso destinar campos específicos para os seguintes assuntos:

  • Objetivos: Qual a intenção do candidato, suas pretensões de carreira. Essa é uma boa introdução para que a empresa avalie se você está alinhado com os propósitos da empresa;
  • Formação Acadêmica: Nessa área é preciso fornecer informações sobre escolaridades, cursos de capacitação e dados contendo data de realização dos cursos e instituições de ensino;
  • Informações complementares: Não deixe de informar no seu currículo cursos de idiomas, trabalhos voluntários pertinentes e outras informações relevantes sobre cursos de informática e relacionados;
  • Evite utilizar fotos, a menos que sejam solicitado pelo recrutador. Também não é preciso colocar números de documentos, nomes de familiares, pretensão salarial e informações sobre saídas de outros empregos;
  • Cuidado com suas informações! Um ponto que deve ser destacado é o endereço de e-mail. Endereços eletrônicos com apelidos e nomes no diminutivo não são bem vistos pelos recrutadores. Tenha um e-mail profissional;
  • Muita atenção ao português. Erros de português são inadmissíveis  no currículo. Fique atento para a formatação do texto. Esses detalhes fazem toda a diferença na hora de conquistar uma vaga de emprego.

Para encontrar vagas de emprego, acompanhe a editoria de educação e carreiras do portal FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!