Restituição do IRPF 2020: consulta ao segundo lote será aberta hoje; veja como fazer!

Seguindo o calendário já definido pela Receita Federal, nesta segunda-feira (22) será liberada mais uma consulta para a restituição do IRPF 2020 (Imposto de Renda Pessoa Física). Procedimento é realizado online, ou através do telefone.

Restituição do IRPF 2020: consulta ao segundo lote será aberta hoje; veja como fazer! (Reprodução/Internet)
Restituição do IRPF 2020: consulta ao segundo lote será aberta hoje; veja como fazer! (Reprodução/Internet)

Podem consultar se tem o benefício liberado aqueles contribuintes que já realizaram a declaração do IRPF 2020, na qual tem dados relativos aos ganhos de 2019. Segundo a RF, recebem quem enviou a declaração até o dia 4 de março deste ano.

Com a consulta liberada, caso esteja inscrito neste lote, será necessário ficar atento a outros pontos, como calendário de pagamentos que este ano, mesmo antes do início da pandemia do novo coronavírus, já havia sido adiantado.

No primeiro lote, liberado no último dia 29 de maio, a Receita Federal detalhou que foram destinados os valores para 901.077 contribuintes, no quais corresponderam a um repasse de R$ 2 bilhões.

Segundo o calendário definido pelo órgão, os pagamentos para este ano serão feitos considerando o último dia útil do mês (nos anos anteriores eram feitos no dia 15). Com isto, próximo repasse é no dia 30 de junho.

Os valores de restituição do IRPF 2020 ficam disponíveis para saque em até um ano. Quantia é depositada na conta indicada pelo contribuinte no momento da realização do cadastro da declaração na plataforma.

Como consultar a restituição do IRPF 2020

A consulta da restituição deve ser realizada através página da Receita Federal na internet. Ainda é possível obter informações no e-CAC como extrato da declaração e consultar se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento.

Ao acessar o sistema, o contribuinte deverá  informar CPF e data de nascimento, em seguida, será detalhado se crédito foi depositado ou não em conta. Ainda existem outros meios para descobrir o quanto tem em conta, através do Receitafone, no número 146.

Calendário de pagamentos

  • 1° lote: 29 de maio
  • 2° lote: 30 de junho
  • 3° lote: 31 de julho
  • 4° lote: 31 de agosto
  • 5° lote: 30 de setembro

Vale lembrar que, mesmo com o calendário definido, não se sabe qual o lote no qual cada pessoa estará enquadrada. A Receita Federal destaca que é dada prioridade para idosos e pessoas com deficiência, em seguida, são atendidos aqueles que enviaram a declaração primeiro.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

REDAÇÃO
Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do FDR.com.br traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.