publicidade

Com a liberação recente do saque emergencial do fundo de garantia, milhões de brasileiros estão com dúvidas sobre o funcionamento, e quanto poderão receber. Para descobrir, será preciso fazer uma consulta FGTS nos canais digitais disponibilizados pelo governo e Caixa Econômica.

Consulta FGTS: saldo está disponível para verificação na internet e telefone
Consulta FGTS: saldo está disponível para verificação na internet e telefone (Imagem: FDR)
publicidade

Pensando nisso, a Caixa Econômica Federal (CEF) liberou nesta segunda-feira (15) a consulta do valor e da data do saque emergencial do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Lembrando que o limite de saque é de um salário mínimo, ou seja, R$ 1.045.

Existem diversas formar de efetuar a consulta do FGTS, e uma delas é através do site fgts.caixa.gov.br. Para aqueles que não têm muita desenvoltura com a internet, é possível consultar o saldo através do telefone 111. Além disso, o trabalhador pode consultar também pelo aplicativo FGTS e pelo Internet Banking da Caixa desde esta sexta-feira, dia 19 de junho.

Vale lembrar que o saque não é obrigatório e aqueles que preferirem não receber o valor, podem fazer a solicitação através do mesmo site onde se consulta o saldo. Em resumo, é possível pedir para não sacar ou efetuar a devolução, caso já tenha recebido.

A liberação do valor será feita diretamente nas contas poupanças digitais da Caixa e o valor pode ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem. A medida é para evitar aglomerações e os pagamentos seguem o calendário que funciona de acordo com o nascimento de cada beneficiário. Com o aplicativo é possível efetuar comprar e pagar contas e boletos.

A data de liberação do valor é diferente daquela que libera os saques. Veja abaixo:

Calendário saque emergencial FGTS

Mês de nascimento Crédito em conta poupança Saque ou transferência
Janeiro 29 de junho 25 de julho
Fevereiro 6 de julho 8 de agosto
Março 13 de julho 22 de agosto
Abril 20 de julho 5 de setembro
Maio 27 de julho 19 de setembro
Junho 3 de agosto 3 de outubro
Julho 10 de agosto 17 de outubro
Agosto 24 de agosto 17 de outubro
Setembro 31 de agosto 31 de outubro
Outubro 8 de setembro 31 de outubro
Novembro 14 de setembro 14 de novembro
Dezembro 21 de setembro 14 de novembro

 

 

 

 

COMENTÁRIOS

VEJA TAMBÉM