Detran-PA autoriza retorno das aulas nos CFCs; veja como funcionará

Depois da suspensão nos atendimentos presenciais mediante a pandemia do novo coronavírus, diversos setores já estão voltando ao normal mediante a flexibilização da contenção do isolamento social. Neste sentido, o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA), autorizou nesta semana que os Centros de Formação de Condutores (CFCs) já voltem a realizar as aulas teóricas para os futuros condutores.

Detran-PA autoriza retorno das aulas nos CFCs; veja como funcionará (Reprodução/Internet)
Detran-PA autoriza retorno das aulas nos CFCs; veja como funcionará (Reprodução/Internet)

Porém, para este sentido será necessário que as aulas sejam realizadas de forma remota. Esta ação faz parte de uma série de medidas que visam minimizar os prejuízos dos usuários dos serviços durante a pandemia mundial do novo coronavírus.

Os alunos para acessar as aulas EAD – educação a distância – deverão manisfestar interesse através da comunicação ao Detran-PA. Já em relação ao conteúdo programático, carga horária e duração das aulas são os mesmos do que seriam adotados nas aulas presenciais.

O processo de acesso a plataforma é realizado através da verificação da biometria facial do instrutor e também dos candidatos na abertura e término da aula, e com interação em tempo real por meio do candidato e instrutor.

O Detran pode analisar e comprovar quem está assistindo a aula e se é realmente o candidato à CNH, já que a foto pode ser comparada com a existente na base de dados. Nenhum valor a mais será cobrado pelo uso desta nova ferramenta, não trazendo nenhum impacto financeiro aos candidatos.

Todo o processo de verificação de uso da plataforma é controlado por meio da administração, assim como os acessos dos alunos aos conteúdos e quanto a visualização de cada aula.

Os centros de cursos devem providenciar materiais pedagógicos para as aulas remotas e presenciais, para servir de uso na complementação dos estudos. Podendo valer-se de apostilas, questionários e testes simulados.

Além disto, ainda é oferecido o apoio por chat, email e aplicativos privados de mensagens digitais, bem como outros meios tecnológicos e pedagógicos.