Caixa Econômica e Sebrae se únem na busca por solução pós crise para as empresas

Foi lançado nesta sexta-feira (19) pela Caixa Econômica, juntamente com o Sebrae, um desafio para as startups brasileiras. A finalidade do desafio é encontrar soluções tecnológicas que possam propiciar a independência financeira dos trabalhadores informais.

Caixa Econômica e Sebrae se únem na busca por solução pós crise para as empresas
Caixa Econômica e Sebrae se únem na busca por solução pós crise para as empresas (Foto: Google)

O tema da iniciativa é “Microfinanças, sob a perspectiva da Cidadania Financeira”, e o foco será na atenuação dos efeitos da crise econômica em decorrência da pandemia do coronavírus no cotidiano das famílias brasileiras.

O vice-presidente de negócios e varejo da Caixa, Celso Leonardo, disse que antes do inicio da crise, o mercado não tinha ideia da dimensão do universo de trabalhadores informais. Foi constatado que esse público passa de 40 milhões de pessoas e que é importante focar nele, fornecendo inovações.

Como participar

As inscrições podem ser feitas pelo site Caixa Lab até o dia 19 de julho e os interessados tem acesso também ao regulamento completo do programa. A Caixa Econômica vai escolher as 10 melhores propostas enviadas e elas vão ser encaminhadas para um programa de avaliação e experimentação das ideias dentro da infraestrutura do banco.

Por ser um programa que vai englobar todo o país, a Caixa está a procura de projetos inovadores e efetives, mas que precisam ser simples, baratos e seguros.

Nas regras do desafio, não está explicitado o tipo de solução que o banco está buscando. Os participantes terão liberdade para criar sem um direcionamento específico.

As propostas em todas as frentes serão válidas, desde avaliação de risco de crédito, a novos canais de venda e novos produtos de microcrédito.

O Sebrae vai participar da seleção das empresas e acompanhará o processo, oferecendo mentorias especializadas. As startups que se destacarem vão receber entre 10.000 e 30.000 reais, e serão convidadas a fechar uma parceria de prazo maior com a Caixa.

Transformação digital da Caixa é um desejo antigo

Segundo Pedro Guimarães o presidente da Caixa, este desafio é uma forma de trazer a sociedade para contribuir com um dos setores mais atingidos pela crise causada pela pandemia e, ao mesmo tempo, renovar a marca do banco.

O projeto de transformação digital da Caixa era uma das principais metas da gestão de Pedro Guimarães, mas foi antecipado para dar conta de transferir grande parte da estrutura física do banco para um modelo de trabalho remoto. O desafio com startups é uma nova etapa desse projeto.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.