INSS investe em força tarefa para reduzir tempo de espera por benefícios

Ação de força tarefa do INSS poderá ser prorrogada para 2021. Em meio à crise do novo coronavírus, a administração do Instituto Nacional do Seguro Social está planejando um plano de ação para poder antecipar as filas das análises dos benefícios, existentes desde 2019. Para poder garantir a medida, o órgão está avaliando postergar o contrato dos militares até o próximo ano, de modo que eles permaneçam trabalhando nas agências mesmo após o fim da pandemia.  

INSS investe na força tarefa para reduzir tempo de espera por benefícios (Imagem: Reprodução - Google)
INSS investe na força tarefa para reduzir tempo de espera por benefícios (Imagem: Reprodução – Google)

De acordo com o presidente do INSS, Leonardo Rolim, a decisão de prolongar esses contratos poderá otimizar a realização dos serviços. Ele defende que, com os militares atuando nas agências, os servidores públicos especializados poderão ficar livres para a realização das análises e assim finaliza-las mais cedo.  

Questionado sobre a expectativa para o fim da atual fila, que já acumula mais de 1,4 milhões de pessoas, Rolim disse que espera minimizar tais números até o mês de outubro. 

No entanto, com a retomada das agências, pós o período de crise da pandemia, o gestor afirmou estar ciente de que uma nova remessa de solicitações virá, e por isso, defende a permanência dos civis.  

Estoque de análises do INSS

Segundo uma reportagem especial do portal Folha de São Paulo, o instituto contará com um estoque de pedidos de atualização de dados dos beneficiários, cumprimento de decisões judiciais (30% das aposentadorias rurais e do BPC são conquistados na Justiça), revisão de valores recebidos e recurso de pedidos negados.

Desse modo, foram acumulados mais de 2,5 milhões de solicitações com irregularidades que precisarão ser revistas.  

Sendo assim, enquanto os militares estiverem realizando os atendimentos presenciais, fornecendo informações sobre documentações e atualizando registros, os servidores atuarão nesses dados específicos.  

Balanço geral 

De acordo com os últimos dados liberados pelo INSS, ainda restam mais de 1 milhão de pessoas nas filas de espera, sendo que 80% não dependem mais da validação do órgão e sim do envio de documentos obrigatórios para aprovar os auxílios.  

Rolim explicou que, mesmo com a pandemia fechando as unidades presenciais, os servidores conseguiram adiantar os pedidos de análise tendo em vista que há mais gente atuando na força tarefa uma vez em que outros serviços foram paralisados.  

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.