Novidades estão sendo planejadas para os aposentados e pensionistas que desejam realizar o atendimento presencial em uma das agências do INSS. O acesso presencial estava suspenso em razão da pandemia do novo coronavírus.
Mas para ir às agências é necessário antes seguir um procedimento de agendamento, no qual irá facilitar para que não hajam aglomerações durante a ida ao INSS presencialmente. Todas essas ações são realizadas através da plataforma Meu INSS.
Por meio desta ferramenta, é possível realizar diversos atendimentos mesmo sem sair de casa, inclusive solicitar benefícios. Esta faz parte de uma das medidas adotadas pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) para garantir o repasse de benefícios e atendimento aos segurados, mesmo durante a pandemia.
A expectativa é de reabertura prevista para esta sexta-feira (19). Sendo dessa forma, o Meu INSS funcionará como o portal para fazer todo esse procedimento, até uma segunda chamada.
Os agendamentos prévios dos atendimentos a plataforma será mediadora neste processo. Poderão acessar aqueles irão realizar as seguintes medidas presenciais para aposentadorias, auxílios, revisões, emissão de certidões etc.
Vale ressaltar que todas as ações são gratuitas. Além dessas ações, a perícia médica também fará o agendamento pelo Meu INSS. Pedido inicial do benefício e prorrogação são pontuadas também a partir desta plataforma.
O auxílio doença também teve critérios diferentes definidos durante a pandemia e todas ações são realizadas através do portal. Na ferramenta é possível inclusive enviar documentos, como atestado médico para garantir o recebimento do auxílio doença.
Vale destacar que podem acessar esta plataforma todos os cidadãos que recebem qualquer tipo de benefício do INSS. Também poderá ser feito atendimento através do telefone 135.
Para conferir uma das agências do INSS mais próxima à sua residência é só acessar o portal e informar o CEP da sua residência, o sistema vai localizar a unidade mais próxima, junto com as informações do horário de atendimento.