FGTS emergencial ficará “preso” na poupança e trabalhadores reclamam; entenda!

Governo Federal liberou mais uma medida emergencial para auxiliar brasileiros na recuperação econômica durante a pandemia do novo coronavírus. O saque emergencial do FGTS, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, já teve o seu calendário divulgado com início no dia 29 de junho.

FGTS emergencial ficará "preso" na poupança e trabalhadores reclamam; entenda! (Montagem/FDR)
FGTS emergencial ficará “preso” na poupança e trabalhadores reclamam; entenda! (Montagem/FDR)

Mas com uma novidade. Desta vez, o pagamento inicial é feito através do depósito em poupança digital na Caixa, gerenciamento do dinheiro acontece através do aplicativo Caixa Tem – disponível para download nos sistemas operacionais Android e iOS.

Com isso, serão dois fluxos: o primeiro no qual o dinheiro é depositado na poupança digital, e um segundo momento onde o trabalhador pode realizar o saque e transferências dos valores.

Sendo assim, o dinheiro por um tempo será redito para saques e transferências, podendo apenas ser realizado o uso virtual até a liberação do benefício com relação ao mês de nascimento do trabalhador.

Em seguida será possível realizar os saques, em diversos terminais de atendimento Caixa, como Lotéricas, Banco 24h e agências Caixa. Para isto, é necessário ter em mãos o código de retirada dos valores gerado no app Caixa Tem.

Calendário de depósito do FGTS no Caixa TEM

Mês de nascimento Crédito em conta poupança Saque ou transferência
Janeiro 29 de junho 25 de julho
Fevereiro 6 de julho 8 de agosto
Março 13 de julho 22 de agosto
Abril 20 de julho 5 de setembro
Maio 27 de julho 19 de setembro
Junho 3 de agosto 3 de outubro
Julho 10 de agosto 17 de outubro
Agosto 24 de agosto 17 de outubro
Setembro 31 de agosto 31 de outubro
Outubro 8 de setembro 31 de outubro
Novembro 14 de setembro 14 de novembro
Dezembro 21 de setembro 14 de novembro

 

Vão receber o benefício aqueles trabalhadores com contas ativas ou inativas do FGTS. Mas é necessário que o mesmo realize o saque apenas de um limite de R$ 1.045, independente do número de contas.

A expectativa é de que 60,8 milhões realizem os saques dos valores em conta. Segundo a Caixa, devem ser liberados R$ 37,8 bilhões. A adesão ao beneficio não é obrigatória. Conferência de valores em saldo estão disponíveis para consulta no site do banco.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!