FGTS emergencial impede adesão ao saque aniversário? Saiba aqui!

Dúvidas quanto as novas liberações do FGTS? A partir do dia 29 desse mês, a Caixa Econômica Federal estará fazendo os depósitos da nova modalidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. O pagamento de até R$ 1.045 será ofertado até o mês de dezembro, como uma das medidas de contenção da crise econômica gerada pelo novo coronavírus. No entanto, é preciso ficar atento as regras da liberação e acompanhar o cronograma.  

FGTS emergencial impede adesão ao saque aniversário? Saiba aqui! (Imagem: Reprodução - Google)
FGTS emergencial impede adesão ao saque aniversário? Saiba aqui! (Imagem: Reprodução – Google)

A primeira informação importante a se saber é que o saque emergencial do FGTS não é de caráter obrigatório. Quem desejar manter a quantia restrita em seu fundo não sofrerá nenhum entrave ou perderá valores. Além disso, no que diz respeito a autorização do benefício, terá direito todo o trabalhador registrado no FGTS que possua saldo em contas ativas ou inativas.  

Inicialmente, o valor será depositado nas contas digitais do Caixa Tem e somente após a finalização dos envios é que poderá ser retirado. Os cidadãos, dentro do período estipulado pela Caixa, poderão sacar o valor nas agências bancárias ou então transferi-los para as contas correntes de sua titularidade.  

Calendário saque emergencial do FGTS

Nascidos em  Data do crédito no Caixa Tem  Data para saque ou transferência 
Janeiro  29/06  25/07 
Fevereiro  06/07  08/08 
Março  13/07  22/08 
Abril  20/07  05/09 
Maio  27/07  19/09 
Junho  03/08  03/10 
Julho  10/08  17/10 
Agosto  24/08  17/10 
Setembro  31/08  31/10 
Outubro  08/09  31/10 
Novembro  14/09  14/11 
Dezembro  21/09  14/11 

 

E o saque-aniversário? Será barrado? 

Ainda esse ano, a Caixa também vem ofertando os valores do saque-aniversário. Nesse caso, o pagamento é feito para quem aderiu a modalidade que permite retiradas anuais do fundo de garantia. Para esse grupo, os envios são feitos de acordo com as datas de nascimento de cada beneficiário e se prolongará até o ano de 2021.  

É importante saber que a adesão ao saque emergencial de nada impedirá o saque aniversário, tendo em vista que são duas modalidades distintas e independentes uma da outra. O cidadão que receber os R$ 1.045 da medida de contenção do coronavírus, ainda terá direito a quantia de aniversário e não terá reduções ou entraves em seu fundo.  

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.