FGTS emergencial impede adesão ao saque aniversário? Saiba aqui!

Dúvidas quanto as novas liberações do FGTS? A partir do dia 29 desse mês, a Caixa Econômica Federal estará fazendo os depósitos da nova modalidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. O pagamento de até R$ 1.045 será ofertado até o mês de dezembro, como uma das medidas de contenção da crise econômica gerada pelo novo coronavírus. No entanto, é preciso ficar atento as regras da liberação e acompanhar o cronograma.  

FGTS emergencial impede adesão ao saque aniversário? Saiba aqui! (Imagem: Reprodução - Google)
FGTS emergencial impede adesão ao saque aniversário? Saiba aqui! (Imagem: Reprodução – Google)

A primeira informação importante a se saber é que o saque emergencial do FGTS não é de caráter obrigatório. Quem desejar manter a quantia restrita em seu fundo não sofrerá nenhum entrave ou perderá valores. Além disso, no que diz respeito a autorização do benefício, terá direito todo o trabalhador registrado no FGTS que possua saldo em contas ativas ou inativas.  

Inicialmente, o valor será depositado nas contas digitais do Caixa Tem e somente após a finalização dos envios é que poderá ser retirado. Os cidadãos, dentro do período estipulado pela Caixa, poderão sacar o valor nas agências bancárias ou então transferi-los para as contas correntes de sua titularidade.  

Calendário saque emergencial do FGTS

Nascidos em  Data do crédito no Caixa Tem  Data para saque ou transferência 
Janeiro  29/06  25/07 
Fevereiro  06/07  08/08 
Março  13/07  22/08 
Abril  20/07  05/09 
Maio  27/07  19/09 
Junho  03/08  03/10 
Julho  10/08  17/10 
Agosto  24/08  17/10 
Setembro  31/08  31/10 
Outubro  08/09  31/10 
Novembro  14/09  14/11 
Dezembro  21/09  14/11 

 

E o saque-aniversário? Será barrado? 

Ainda esse ano, a Caixa também vem ofertando os valores do saque-aniversário. Nesse caso, o pagamento é feito para quem aderiu a modalidade que permite retiradas anuais do fundo de garantia. Para esse grupo, os envios são feitos de acordo com as datas de nascimento de cada beneficiário e se prolongará até o ano de 2021.  

É importante saber que a adesão ao saque emergencial de nada impedirá o saque aniversário, tendo em vista que são duas modalidades distintas e independentes uma da outra. O cidadão que receber os R$ 1.045 da medida de contenção do coronavírus, ainda terá direito a quantia de aniversário e não terá reduções ou entraves em seu fundo.  

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.