Macapá anuncia retorno do comércio com MULTA para quem não cumprir regras

Nesta terça-feira (16), deve se iniciar a 1ª etapa do plano de flexibilização do isolamento social para o comércio de Macapá, capital do Amapá. Isso indica uma retomada lenta e gradual das atividades que não são essenciais, e que estavam fechadas desde o dia 20 de março por conta da pandemia causada pelo coronavírus. 

Macapá anuncia retorno do comércio com MULTA para quem não cumprir regras
Macapá anuncia retorno do comércio com MULTA para quem não cumprir regras (Foto:Google)

O decreto tem validade inicial de 15 dias, o plano pode se expandir ou retroceder depois desse período. A resposta vai depender de alguns fatores, como a ocupação de leitos de UTI, e elevação dos casos de Covid-19.

No início da flexibilização, a maior parte dos comércios não terão autorização para abrir as portas e receber público. O funcionamento será apenas seguindo os critérios definidos pela prefeitura de Macapá.

Veja as definições:

  • As entregas devem ser realizadas apenas por delivery, ou seja, entrega em domicílio;
  • O atendimento deve ser em drive-thru, no qual o cliente não sai do seu veículo;
  • A retirada de produtos deve ser expresso, no qual o cliente deve por meio eletrônico ou telefone, agendar uma hora. É proibida a entrada de clientes no interior dos estabelecimentos;
  • Os serviços funcionarão apenas com agendamento.

Continuam funcionando com atendimento presencial apenas as atividades essenciais, porém com as regras rígidas.

É obrigatório o uso de máscara e limitação de clientes. Se enquadram nesses comércios:

  • Farmácias;
  • Mercados;
  • Mini-boxes;
  • Supermercados;
  • Peixarias;
  • Batedeiras de açaí;
  • Padarias;
  • Postos de combustíveis. 

Funcionamento do comércio em Macapá

Os comércios vão funcionar com horários de abertura e fechamento. Veja quais serão:

Presencial – 6h às 19h

Distribuidoras de alimentos e itens essenciais, revendedoras de gás, batedeiras de açaí, supermercados, mini-boxes, revendedoras de água, açougues, peixarias, vendas de frios, hortifrutigranjeiros, panificadoras, lavagens de veículos, postos de combustível e borracharias.

Presencial – 24 horas

Chaveiros e carimbos; funerárias, farmácias, drogarias e manipulação e similares; hotéis, motéis, transportadoras e seguradoras de planos de saúde.

Presencial – 8h às 18h

Consultórios odontológicos; óticas e cartórios.

Presencial – 6h às 18h

Seguradoras, bancos, instituições financeiras e lotéricas, clínicas médicas e laboratórios; feiras livres, feiras fechadas, comércio de hortifrúti, peixes, mariscos e crustáceos.

Presencial – 6h às 19h – segunda a domingo

Igrejas, templos religiosos e similares.

Presencial – 7h às 18h – segunda a sábado

Indústrias de base, extrativista, bens de capital, intermediárias, de bens de consumo e de ponta.

Presencial – 8h às 14h – segunda a sábado

Floricultura e jardinagem

Presencial – 8h às 18h – segunda a sábado

Comércio de autopeças, acessórios, pneus, baterias e afins; material de construção, elétricos, hidráulicos, estâncias de madeiras e similares.

Presencial – 9h às 18h – segunda a domingo

Lojas de conveniência

Delivery, drive-thru e expresso – 7h às 23h

Bares e similares, docerias, lanchonetes, hamburguerias, fast food e similares, restaurantes de qualquer natureza, sorveterias, pizzarias e churrascarias.

Delivery, drive-thru e expresso – 9h às 17h – segunda a sábado

Armarinhos, tecidos e aviamentos; atividade de comercialização de móveis e eletrodomésticos; bijuterias e acessórios; calçados e acessórios; comércio varejista de materiais e equipamentos para escritório; distribuidora de cimento; galerias comerciais e similares; informática, eletrônicos e telefonia; joalherias e afins; loja de bombons e enfeites; loja de brinquedos; loja de perfumarias; loja de variedades; lojas de artigos esportivos e afins; lojas de departamento ou magazines; lojas de vestuário, acessórios e afins; papelaria e livraria; plásticos, descartáveis e afins; ração animal e insumos agropecuários; atividades agropecuárias, banca de revistas e camelôs com local fixo.

Delivery, drive-thru e expresso – 10h às 23h – segunda a domingo

Estabelecimentos comerciais situados em shoppings centers, galerias comerciais e similares.

Agendamento – 8h às 16h – segunda a sábado

Agências de viagens, turismo e afins; clínicas de estética; clínicas de podologia; concessionárias e revendas de veículos; conselho de classe profissional; empresas de decoração e design; escritório e prestadores de serviços; escritórios compartilhados (coworking); escritórios e Conselhos de profissionais liberais (arquitetos, administradores, serviços contábeis, contadores e contabilistas, advogados, engenheiros e representantes); serviços odontológicos; imobiliárias e corretoras; lavanderia; locadoras de veículos; manutenção de aparelho de climatização; manutenção de eletroeletrônicos; marmoraria e afins; pet shop; revenda, manutenção e limpeza de piscinas;

Agendamento – 10h às 20h – segunda a sábado

Salão de beleza, barbearias, esmalterias, cuidados pessoais e estúdio de tatuagem.

Agendamento – 8h às 16h – segunda a sábado

Seguradoras, serviços de publicidade e afins; vidraçaria e afins.