Shoppings do Rio de Janeiro reabrem com medidas restritivas; veja!

O processo de flexibilização das medidas de contenção devido a pandemia do novo coronavírus no país já começam a acontecer. Seguindo este fluxo, os shoppings do Rio de Janeiro já estão funcionando desde a última quinta-feira (11).

Shoppings do Rio de Janeiro reabrem com medidas restritivas; veja! (Reprodução/Internet)
Shoppings do Rio de Janeiro reabrem com medidas restritivas; veja! (Reprodução/Internet)

Mesmo com a liberação do funcionamento, a prefeitura da capital determinou uma série de regras que devem ser seguidas para que haja a reabertura do comércio de forma responsável e os números de casos não aumentem no país.

Uma dessas medidas implementadas foi a do horário reduzido durante o funcionamento dos shoppings, nos quais, agora só podem operar das 12h às 20h. Além disto, ainda devem fornecer aos clientes locais de orientação.

As áreas de convivência permanecem sem poder funcionar, como as praças de alimentação. Porém, restaurantes estão autorizados a funcionar apenas no esquema de entrega e para pegar o pedido no local pessoalmente ou de dentro do carro (drive thru). As áreas de lazer, festas e games permanecem fechadas.

Ainda de acordo com as regras, a capacidade não poderá passar de um terço dos frequentadores, o que também vale para os estacionamentos. O distanciamento social ainda será implementado nos centros de compra.

Os clientes devem ficar 2 metros de distância um do outro nas filas. O uso de álcool em gel e de máscaras também é obrigatório para os presentes no centro de compras. Já o shopping deverá realizar a limpeza e manutenção do ar-condicionado e medição de temperatura.

O álcool em gel deverá ser fornecido em recipientes com acionamento do pé, ou seja, sem a necessidade de tocar nos frascos. Há tecnologias que permitem a liberação do líquido apenas como uso de censor.

Outros centros de compra implementaram ações interessantes para tentar realizar a desinfetação dos clientes, como a instalação de tapetes na entrada para higienizar a sola dos sapatos dos consumidores.

Já a medição da temperatura será realizada através dos sistemas de aproximação por câmeras ou por termômetros. Os animais, por sua vez, só podem entrar para atendimento nas lojas pets. Não haverá manobristas, nem aluguel de carrinhos de bebês.

A limpeza dos ambientes deve ser realizada a cada três horas, seguindo regulamentação da prefeitura. Cumprimento das regras, conforme a prefeitura do Rio de Janeiro, vai ser coordenado e fiscalizado pela Secretaria de Ordem Pública e pela Vigilância Sanitária.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!