Calendário FGTS emergencial: Caixa Econômica divulga datas de saque

Nesta segunda-feira (15), a Caixa Econômica Federal liberou a consulta para o valor e o calendário do FGTS, referente ao saque emergencial criado para o ano de 2020. 

Calendário FGTS emergencial: Caixa Econômica divulga datas de saque
Calendário FGTS emergencial: Caixa Econômica divulga datas de saque (Imagem FDR)

O valor a ser retirado não poderá passar de R$1.045, por trabalhador. Poderão fazer os saques os trabalhadores que tenham contas ativas, do emprego atual, ou inativas, de empregos anteriores que depositaram na conta do FGTS. 

O saldo pode ser consultado por meio do do site fgts.caixa.gov.br, ou no Disque 111. A partir de sexta-feira (19), essa consulta poderá ser feita também pelo aplicativo FGTS e pelo Internet Banking da Caixa.

Na consulta pelo aplicativo ou site, o trabalhador poderá escolher e não retirar o saque ou ainda devolver o valor para a sua conta do FGTS, se o crédito já tiver sido realizado. 

Aqueles que não desejam fazer o recebimento de R$1.045 devem informar a Caixa, com ao menos dez dias de antecedência da data de pagamento prevista.

O calendário do FGTS vai se iniciar com depósitos no dia 29 de junho, e o dinheiro será depositado na Conta Poupança Social Digital, que será aberta de forma automática pela Caixa, para os trabalhadores.

Os saques do dinheiro e as transferências só poderão ser realizados a partir do dia 25 de julho para os que nasceram em janeiro. O calendário seguirá os meses de nascimento em dias alternados para evitar que os trabalhadores se aglomeram nas agências.

Calendário FGTS – saque emergencial 

Mês de nascimento Crédito em conta poupança Saque ou transferência
Janeiro 29 de junho 25 de julho
Fevereiro 6 de julho 8 de agosto
Março 13 de julho 22 de agosto
Abril 20 de julho 5 de setembro
Maio 27 de julho 19 de setembro
Junho 3 de agosto 3 de outubro
Julho 10 de agosto 17 de outubro
Agosto 24 de agosto 17 de outubro
Setembro 31 de agosto 31 de outubro
Outubro 8 de setembro 31 de outubro
Novembro 14 de setembro 14 de novembro
Dezembro 21 de setembro 14 de novembro

 

Para gerenciar o dinheiro, basta o cidadão baixar o aplicativo Caixa TEM e aguardar o depósito que começa a partir das datas descritas no calendário. Com o dinheiro na poupança digital, o trabalhador consegue fazer o pagamento de boletos e usar o cartão virtual.