Em meio a pandemia do novo coronavírus, diversas medidas estão sendo observadas para tentar auxiliar a realizar atendimento sem sair de casa. Uma dessas modificações é que o Meu INSS, portal do INSS digital, foi aprimorado para atender o público.
Com as agências fechadas para atendimento ao público, o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) adotou diversas novas medidas para garantir o repasse de benefícios e atendimento aos segurados.
Mesmo com as agências fechadas, de acordo com o INSS, os atendimentos seguem de forma normal através das plataformas já remotas e conhecidas pelos contribuintes, como o portal Meu INSS – disponível no site ou app – e o telefone.
Tudo é gerenciado através do Meu INSS – disponível para acesso no site ou através do aplicativo localizado nos sistemas operacionais Andorid ou iOS. Por lá, o contribuinte pode realizar diversos procedimentos, inclusive solicitar benefícios.
Vale destacar que em alguns casos, a aprovação é imediata. Ainda é possível consultar os benefícios atuais. Todas as informações d vida laboral (ou seja, sua história de trabalho) como dados sobre contribuições previdenciárias, empregadores e períodos trabalhados estão no Meu INSS.
Serviços do INSS digital – site e app
- Aposentadoria por idade
- Aposentadoria por tempo de contribuição
- Pensão por Morte rural e urbana
- BPC/Loas
- Certidão de Tempo de Contribuição
- Atualização de dados cadastrais do beneficiário
- Seguro Defeso do Pescador Artesanal
- Salário maternidade
- Carta de Concessão de Benefício
- Solicitação de auxílio doença
- Prorrogação de auxílio doença
- Agendamento de Perícia Médica
- Extrato de Imposto de renda
- Cálculo de contribuições em atraso
- Acordos Internacionais
- Excluir desconto de mensalidade associativa do benefício
- Revisão
- Recurso
- Cópia de processo
- Resultado de perícia médica
- Bloqueio do benefício para empréstimo consignado
- Acordos Internacionais
Vale destacar que podem acessar esta plataforma todos os cidadãos que recebem qualquer tipo de benefício do INSS. Na ferramenta é possível inclusive enviar o atestado médico para garantir o recebimento do auxílio doença.
Além deste, ainda há acesso aos serviços também pelos canais de atendimento ao cliente, como o telefone 135. Ao realizar uma ligação o contribuinte não gasta créditos, pois é gratuita e pode obter informações e acompanhar muitos serviços de forma remota.