Saque emergencial FGTS: Confira como consultar seu saldo no fundo de garantia

No mês de abril, o governo publicou uma medida provisória que libera um novo saque emergencial do FGTS. O texto prevê o crédito em conta entre os dias 15 de junho até 31 de dezembro.

Saque emergencial FGTS: Confira como consultar seu saldo no fundo de garantia
Saque emergencial FGTS: Confira como consultar seu saldo no fundo de garantia (Imagem FDR)

Porém, com poucos dias para o começo desse saque, a Caixa Econômica Federal não divulgou em quais datas os trabalhadores poderão acessar o seu dinheiro.

Os saques poderão ser realizados por aqueles que têm contas ativas ou inativas do FGTS, do emprego atual ou de empregos anteriores, respectivamente.

Os trabalhadores podem sacar apenas o valor de um salário mínimo, ou seja, limite máximo de R$1.045. 

A liberação do pagamento deve ser realizada seguindo o mês de nascimento do trabalhador, como acontece nas outras modalidades de saque.  Essa nova liberação aconteceu por conta da pandemia causada pelo coronavírus.

Como consultar saldo para saque emergencial do FGTS

A consulta do saldo do FGTS pode ser feito no site da Caixa ou do FGTS e através de aplicativo para smartphones e tablets, com versão para Android, iOS e Windows. Além de poder fazer um cadastro para receber informações do FGTS por mensagens no celular ou por e-mail. Saiba como fazer em cada um:

  • Site 

No site é necessário informar o NIS (PIS/Pasep), que é encontrado na carteira de trabalho ou em extrato antigo. Vale inserir o número do CPF para login. Também é preciso uma senha cadastrada pelo próprio trabalhador ou o uso da Senha Cidadão. 

O serviço mostra dados cadastrais e lançamentos feitos na conta nos últimos seis meses.

  • Aplicativo FGTS 

O trabalhador pode consultar o FGTS no celular por meio de aplicativo para smartphones. Primeiro é preciso baixar o aplicativo, que está disponível para Android e IOS.

Depois é só informar o NIS (PIS/Pasep) e a senha cadastrada pelo próprio trabalhador ou o uso da Senha Cidadão. 

  • Por e-mail

No site da Caixa, o trabalhador pode fazer a opção de passar a receber e-mail com informações sobre o depósito mensal na conta vinculada ao FGTS.

  • SMS

No site, o trabalhador pode fazer a opção de passar a receber avisos SMS com informações sobre o depósito mensal na conta vinculada ao FGTS. 

Porém, aqueles que escolherem essa opção deixam de receber o extrato bimestral em papel em casa, mas o extrato anual continua sendo enviado normalmente.