Auxílio Emergencial: Fim da 2ª parcela, liberação no Bolsa Família e sem calendário para 3º lote

 

PONTOS CHAVES

  • O calendário para o saque da segunda parcela termia amanhã
  • Os beneficiários do Bolsa Família vai começar a receber na próxima semana a terceira parcela
  • Os outros beneficiários ainda não sabem quando vão receber a sua terceira parcela

No sábado (13), a Caixa Econômica Federal vai encerrar a liberação das transferências e de saques em dinheiro da segunda parcela do auxílio emergencial, que foi depositado inicialmente em poupanças sociais digitais do banco. 

Auxílio Emergencial: Fim da 2ª parcela, liberação no Bolsa Família e sem calendário para 3º lote
Auxílio Emergencial: Fim da 2ª parcela, liberação no Bolsa Família e sem calendário para 3º lote (Imagem: FDR)

No momento do anúncio do pagamento desse auxílio, o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, apresentou apenas o calendário de pagamento da primeira das três parcelas de R$600 em 9 de abril . 

A segunda parcela tinha previsão de pagamento para os dias 27 a 30 de abril, e a terceira seria no dia 26 e 29 de maio. 

Porém, apenas a primeira data de pagamento foi respeitada. Já a segunda começou a ser paga com cerca de 20 dias de atraso, começando a ser paga em 18 de maio.

E a terceira parcela, deveria ter sido paga em maio, mas ainda não tem o calendário para se ter uma ideia de quando vai começar a ser pago.

Aqueles que receberam a primeira parcela depois do dia 30 de abril, ainda não tem previsão para receber a segunda parcela. 

De acordo com o presidente da Caixa Econômica, Pedro Guimarães, o pagamento deverá ser feito em um mês após o recebimento da primeira parcela, que foi realizada em 19 e 29 de maio. 

A Caixa ainda tem mais de 10,7 milhões de trabalhadores inscritos no programa por meio do aplicativo ou site, que ainda estão esperando análise ou reanálise. 

Em nota, a Dataprev, responsável pela análise dos pedidos, informou que há 10,2 milhões de requerimentos cadastrados no período de 1/5 a 7/6.

“Desse universo, 8,9 milhões já foram processados pela Dataprev e estão em fase final de homologação pelo Ministério da Cidadania”, diz.

Segunda parcela do auxílio emergencial

A segunda parcela já foi depositada na conta de todos os brasileiros que receberam o primeiro auxílio no mês de abril. Inicialmente esse dinheiro só podia ser movimentado dentro do aplicativo Caixa Tem, para evitar aglomerações nas agências da Caixa.

Após o período determinado o dinheiro começou a poder ser retirado. O calendário se iniciou no final  de maio e segue até amanhã, veja:

  • 30/5: nascidos em janeiro
  • 1/6: nascidos em fevereiro
  • 2/6: nascidos em março
  • 3/6: nascidos em abril
  • 4/6: nascidos em maio
  • 5/6: nascidos em junho
  • 6/6: nascidos em julho
  • 8/6: nascidos em agosto
  • 9/6: nascidos em setembro
  • 10/6: nascidos em outubro
  • 12/6: nascidos em novembro
  • 13/6: nascidos em dezembro

Bolsa Família

Os beneficiários do programa vão começar a receber a terceira parcela do auxílio emergencial na próxima quarta-feira (17).

Esse grupo segue o calendário regular de pagamento do programa, que é realizado nos dez últimos dias úteis de cada mês, de forma escalonada, de acordo com o NIS (Número de Identificação Social). 

Calendário da terceira parcela para o Bolsa Família

  • Quarta-feira (17) – NIS final 1
  • Quinta-feira (18) – NIS final 2
  • Sexta-feira (19) – NIS final 3
  • Segunda-feira (22) – NIS final 4
  • Terça-feira (23) – NIS final 5
  • Quarta-feira (24) – NIS final 6
  • Quinta-feira (25) – NIS final 7
  • Sexta-feira (26) – NIS final 8
  • Segunda-feira (29) – NIS final 9
  • Terça-feira (30) – NIS final 0

O governo federal e a Caixa ainda não divulgaram o calendário da 3ª parcela para os demais cadastrados pelo aplicativo e site do banco, ou pelo CadÚnico.

O pagamento vai funcionar como foi na segunda parcela, com liberação imediata para o Bolsa Família, e recebimento em conta poupança social da Caixa para os demais cadastrados. 

Como me cadastrar?

Aqueles que estavam inscritos no Cadastro Único até o dia 20 de março ou recebem o benefício do Bolsa Família, não precisam fazer essa inscrição, pois o dinheiro já é depositado automaticamente, se tiver direito. 

Para os demais, baixe o aplicativo do auxílio na Play Store ou Apple Store, após isso informe o seu CPF, data de nascimento, nome da mãe e telefone. 

Após isso, abrirá outra tela para que você forneça mais informações, depois disso, o seus dados serão analisados pelo Dataprev e assim fornecerá uma reposta.

Como receber o auxílio emergencial?

A conta criada pela Caixa é tipo uma poupança, gratuita e isenta de cobrança de tarifas de manutenção e poderá ser movimentada por meio do aplicativo Caixa TEM.

Os trabalhadores incluídos no Cadastro Único até o dia 20 de março que tinham direito ao auxílio que não tiverem conta identificada, terão uma poupança aberta automaticamente pela Caixa a conta poupança social digital. 

As contas serão abertas para os trabalhadores que se inscreveram no Auxílio Emergencial através do aplicativo ou do site e não tinham conta em outro banco.

Aqueles que receberem o crédito do auxílio por meio da conta digital podem efetuar transferências ilimitadas entre contas da Caixa ou realizar gratuitamente até três transferências para outros bancos a cada mês, pelos próximos 90 dias. Além disso, podem pagar boletos e contas de água, luz, telefone, entre outra

Como consultar?

Os trabalhadores podem fazer a consulta a situação do seu benefício por meio do aplicativo ou do site da Caixa. 

O acompanhamento dos seus pedidos pode ser feito ainda por meio dos seguintes endereços: www.cidadania.gov.br/consultaauxilio e https://consultaauxilio.dataprev.gov.br

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Auxílio Emergencial: Fim da 2ª parcela, liberação no Bolsa Família e sem calendário para 3º lote

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Atualmente, é redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular e finanças.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA