Saiba como evitar cair em golpes contra os aposentados do INSS

Existem milhares de relatos de idosos que já sofreram algum tipo de golpe com relação à sua aposentadoria. Infelizmente, os aposentados do INSS se tornam vítimas mais vulneráveis por diversos motivos. Seja pela idade mais avançada, dificuldade em lidar com a tecnologia, salários altos, ou crédito garantido em conta.

Saiba como evitar cair em golpes contra os aposentados do INSS
Saiba como evitar cair em golpes contra os aposentados do INSS (Foto: Google)

Veja a seguir os tipos de golpes mais comuns e a melhor forma de evita-los.

  1. Golpes por meio de telefone

Frequentemente os idosos tem sofrido golpes que se aproveitam da facilidade da tecnologia. Isso acontece, pois é muito comum que as pessoas mais velhas tenham dificuldades em ligar com aparelhos celulares e seus aplicativos.

Muitos golpistas enviam mensagens por SMS ou até mesmo no Whatsapp e solicitam dados e informações bancárias. Além disso, são enviados links falsos com páginas não oficiais do INSS.

Outra prática comum é a ligação, onde o criminoso se passa por um funcionário do INSS ou até mesmo do banco.

  1. Falsos funcionários

Recentemente, surgiram algumas notícias de criminosos que ficam cercando os caixas eletrônicos à espera de idosos. A intenção é se passar por funcionário e oferecer ajuda para os que têm certa dificuldade em usar as máquinas.

Dessa forma, os criminosos pegam os documentos dos aposentados do INSS, e muitas vezes copiam ou até mesmo fazem um saque na hora. Por isso, é importante se atentar à identificação de quem oferece auxílio.

  1. Cobranças

O INSS não costuma fazer cobranças aos beneficiários, por isso desconfie de algum “representante” da agência ligar e solicitar o pagamento de algo.

  1. Empréstimos consignados

O empréstimo consignado deve ser uma opção ao idoso, porém, muitas financeiras tem coagido para forçar o aposentado a pegar o crédito. Trata-se de uma prática criminosa e que é proibida de forma expressa.

Infelizmente, existem relatos de aposentados que recebem ligações constantemente insistindo para que o crédito seja aceito. Em alguns casos, o idoso ainda não se aposentou, mas já recebe diversas ligações.

Além das fraudes já conhecidas, os idosos precisam ficar atentos na hora de sacar o seu benefício. O ideal é que vá acompanhado de uma pessoa de confiança, seja um familiar ou um amigo. Alguns criminosos aguardam o aposentado retirar seu dinheiro para cometer a famosa ‘saidinha de banco’.

 

 

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!