INSS lança nova ferramenta após somar 1 milhão de pedidos paralisados

Desde 2019, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) enfrenta problemas na avaliação do seu atendimento. Por esse motivo, cerca de 1,1 milhão de pedidos de benefícios estão parados. De acordo com o órgão, 300 mil estão sem análise e 800 mil com pendências na documentação.

INSS lança nova ferramenta após somar 1 milhão de pedidos paralisados
INSS lança nova ferramenta após somar 1 milhão de pedidos paralisados (Foto: Google)

Por conta desse problema, o INSS resolveu lançar uma ferramenta que ajuda a avaliar os serviços prestados pelo órgão. Dessa forma, os serviços ficarão mais transparentes e será mais fácil visualizar os problemas de atendimento.

Nesta segunda-feira, dia 08, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), A resolução que cria o Sistema de Monitoramento do Desempenho Organizacional. No texto, existe a afirmação de que o intuito é a melhora nos serviços prestados e consequentemente, melhores resultados para a sociedade.

“O monitoramento do desempenho organizacional se dará pela análise sistemática e periódica de processos, produtos ou resultados da gestão, por meio de indicadores”, diz o texto.

O sistema mostrará indicadores que se basearão nos dados do INSS. Para ficar ainda mais transparente, todos os resultados serão publicados em uma plataforma online.

Atendimento online do INSS

Por conta da pandemia, as agências do INSS estão fechadas, mas muitos serviços podem ser solicitados de forma online e outros podem ser agendados. Para isso, é preciso acessar o site ‘Meu INSS’ ou utilizar o aplicativo de mesmo nome.

O App pode ser baixado de forma gratuita e está disponível para usuários Android e iOS. Acesse as lojas Google Play Store ou Apple Store e faça o download. Veja abaixo as funcionalidades do app e quais serviços podem ser feitos por ele.

  • O beneficiário pode acessar e acompanhar todas as informações da sua vida laborativa, como dados sobre contribuições previdenciárias, empregadores e períodos trabalhados, no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS);
  • Fica disponível também, o Histórico de Crédito, Carta de Concessão, Declaração do Benefício (Consta/Nada Consta), Declaração de Regularidade do Contribuinte Individual e Consulta Revisão de Benefício – Artigo 29;
  • Além disso, é possível encontrar uma Agência da Previdência Social mais próxima, além de solicitar agendamento de Protocolo do Requerimento e de Perícia para obter algum serviço previdenciário e assistencial.

Existem diversos outros serviços disponíveis e para efetuar o cadastro, é preciso CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe e Estado de nascimento. Caso tenha mais dúvidas, é possível ligar para o número 135.

 

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

INSS lança nova ferramenta após somar 1 milhão de pedidos paralisados

×
Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Amanda Castro
Amanda Castro é graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e graduanda de Administração pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE). É responsável pela área de negócios, tráfego e otimização SEO do portal FDR. Além disso, atua como redatora do portal FDR e demais portais de notícias desde 2017, produzindo conteúdo sobre economia, finanças pessoais e programas sociais.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA