Auxílio emergencial: Passo a Passo para inscrição presencial nos Correios

Uma das novidades implementadas pelo governo federal destinada aos brasileiros que não tem acesso à internet é a possibilidade de realizar o cadastro para obtenção do auxílio emergencial nas agências dos Correios.

Auxílio emergencial: Passo a Passo para inscrição presencial nos Correios (Reprodução/Internet)
Auxílio emergencial: Passo a Passo para inscrição presencial nos Correios (Reprodução/Internet)

O benefício de R$ 600 é liberado para trabalhadores informais e aqueles que não recebem nenhum benefício do governo – com exceção do Bolsa Família. Aos que não são inscritos no Cadastro Único é necessário manifestar interesse.

Para oferecer suporte neste procedimento, as mais de 6 mil agências dos Correios espalhadas pelo país irão auxiliar os brasileiros na hora do cadastro. É importante lembrar que poderá realizar esta ação apenas aqueles que ainda não fizeram anteriormente.

Com a iniciativa, a expectativa do Ministério da Cidadania – pasta responsável pelo benefício – é de que 27 milhões de atendimentos sejam realizados. Para evitar aglomerações nos postos de atendimento foram definidas regras.

Entre elas um calendário de atendimentos, no qual é dividido de acordo com mês de nascimento de quem vai pedir o benefício. Ou seja, só poderá comparecer à agência o interessado em fazer o cadastro do auxílio emergencial nos seguintes dias:

  • Segundas-feiras: nascidos em janeiro e fevereiro;
  • Terças-feiras: nascidos em março e abril;
  • Quartas-feiras: nascidos em maio e junho;
  • Quintas-feiras: nascidos em julho, agosto e setembro;
  • Sextas-feiras: nascidos em outubro, novembro e dezembro.

Para completar a inscrição é necessário apresentar a seguinte documentação: documento de identificação oficial com foto, nele é importante ter o nome da mãe completo; CPF do beneficiário e também levar o número dos membros da família que dependem da renda do titular.

Em alguns casos é necessário levar também os dados bancários. Ainda no atendimento, é possível realizar a abertura de uma conta conta social digital com um documento de identificação com foto apresentado.

Vale ressaltar que após o atendimento será emitido número de protocolo e o acompanhamento poderá ser realizado em qualquer agência com o comprovante do atendimento de cadastro e o CPF. O pagamento é feito pela Caixa Econômica Federal.

Para saber qual agência é mais próxima para atendimento, o interessado deverá realizar uma busca no site dos Correios, selecionando no sistema “Busca Agências”. Com isso, é possível obter informações sobre as unidades abertas ao público. Maioria dos pontos de atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

REDAÇÃO
Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do FDR.com.br traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.