Atenção! Serviços bancários estão suspensos nesta quinta-feira (11); entenda o motivo

Nesta quinta-feira (11), os serviços bancários ficarão suspensos em todo o Brasil, por conta do feriado de Corpus Christi. Essa decisão está em linha com o comunicado do Banco Central nº 35.690, divulgado em 19 de maio de 2020.

Serviços bancários estão suspensos nesta 5ª-feira; entenda o motivo
Serviços bancários estão suspensos nesta 5ª-feira; entenda o motivo (Foto Google)

Em nota, a Federação Brasileira de Banco (Febraban) se pronunciou sobre “Essa situação será observada em todos os municípios brasileiros, inclusive naqueles que eventualmente implementaram alguma forma de antecipação desse feriado em virtude do combate à pandemia”, afirma.

Por isso, as agências vão permanecer fechadas sem atividade dos sistemas de transferência de reservas (STR), sistema especial de liquidação e de custódia e taxas de câmbio.

Sendo assim, os vencimentos de contas, mesmo os boletos e contas de concessionárias, agendamento de pagamentos e envios de transferências, serão prorrogados para o primeiro dia útil após o feriado.

Já os terminais de autoatendimento, aplicativos de celular e internet permanecerão provendo os serviços de forma usual, como já é normal acontecer em outros feriados bancários. 

Serviços bancários no estado de São Paulo

Além dos bancos, a bolsa de valores não funcionará na quinta-feira. Isso, pois a B3 manteve seu funcionamento nos dias 20, 21 e 25 de maio, apesar de a prefeitura de São Paulo ter adiantado três feriados na tentativa de aumentar o isolamento social.

Apesar da decisão do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) em antecipar a celebração de Corpus Christi nas 10 cidades da região, os municípios de Arujá e Biritiba Mirim não adotaram a medida.

Em Arujá, o projeto não foi aprovado pela Câmara de Vereadores, enquanto na segunda não houve convocação de sessão extraordinária e o projeto foi devolvido à Prefeitura.

O Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo de São Paulo não apresenta dados de Biritiba Mirim, porém, mostra que o isolamento em Arujá foi menor no dia 22 do que em outras cidades, taxa ficou em 45% naquele dia.

Funcionamento da Caixa Econômica

A Caixa Econômica é hoje um dos principais bancos do país, principalmente porque é a única instituição a fazer o repasse do auxílio emergencial no valor de R$600.

No entanto, a medida de fechamento vale inclusive para estas agências. Por tanto, nesta quinta-feira (11) não haverão serviços bancários na Caixa, e o calendário de saques da segunda parcela do auxílio não realiza pagamentos neste dia.

Veja a ordem dos pagamentos:

  • 10/6: nascidos em outubro  
  • 12/6: nascidos em novembro  
  • 13/6: nascidos em dezembro 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!