O Diário Oficial da União publicou ontem, dia 9 de junho, uma nota informando 70 novas vagas para pessoas com interesse em seguir carreira militar. A abertura dos novos concursos públicos pelo Exército Brasileiro é referente ao preenchimento de vagas em todo o território nacional.
O Instituto Militar de Engenharia – IME, vinculado ao Exército Brasileiro, responsável pelo edital nº 2/2020 referente ao Concurso de Admissão ao Curso de Formação e Graduação de Oficiais do Quadro de Engenheiros Militares de 2020/2021 (concurso Exército) informou que, ao todo, são 98 vagas.
Sendo 70 oportunidades para Oficiais da Ativa e 28 vagas para Oficiais da Reserva, ou seja, profissionais que não desejam seguir a carreira militar.
Como realizar a inscrição para os concursos do Exército Brasileiro
As candidaturas devem ser realizadas através do site do Instituto Militar de Engenharia entre os dias 2 de julho e 18 de agosto de 2020.
A taxa de inscrição é no valor de R$ 100,00, mas candidatos podem pedir isenção, até o dia 13 de julho.
Os pré requisitos para concorrer às vagas são:
- Ter nacionalidade brasileira,
- Ser voluntária para o serviço militar, caso a candidata seja do sexo feminino;
- Ter concluído, até o ato da matrícula, o ensino médio;
- Ter a idade mínima de 16 anos de idade e máxima de 21 ou 22 anos,
- Possuir a altura mínima de 1,60m, regra para os candidatos do sexo masculino. A altura mínima para mulheres é de 1,55m .
O processo seletivo incluirá a realização de uma prova objetiva, prevista para acontecer no dia 11 de outubro deste ano. Serão aplicadas questões de:
- Matemática
- Física
- Química
Em outra etapa os candidatos também deverão realizar provas de:
- Redação
- Português
- Inglês
Além disso, serão realizados exames de avaliação psicológica e de aptidão física, inspeção de saúde e procedimento de identificação.
Os candidatos aprovados em todas as etapas do processo seletivo e que forem classificados deverão realizar o curso de formação no Instituto Militar de Engenharia, que tem durabilidade de 5 anos e é voltado para a formação de graduação em Engenharia Militar.
Para conferir mais detalhes sobre o edital para o concurso público do Exército Brasileiro, clique aqui!