Inscrição no auxílio emergencial ganha novo ponto de atendimento físico; confira!

As pessoas já podem procurar as agências dos Correios para realizar a inscrição no auxílio emergencial do governo, que dá direito ao valor de R$600. A empresa comunicou em nota que cerca de seis mil agências estão preparadas para realizar o atendimento e que ele é gratuito. Após o cadastro, os dados serão repassados para a Dataprev que fará o procedimento de análise e se aprovado, a Caixa Econômica fica responsável pelo pagamento.

Inscrição no auxílio emergencial ganha novo ponto de atendimento físico; confira!
Inscrição no auxílio emergencial ganha novo ponto de atendimento físico; confira! (Foto Google)

Os Correiros estimam que serão responsáveis pelo atendimento de 27 milhões de pessoas que possuem dificuldades de acesso a internet. A medida foi anunciada pelo ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, porém ainda faltava a oficialização da parceria com a direção dos Correios.

O contrato que firmou a parceria foi assinado na última sexta (5), e as agências franqueadas, que são operadas por agentes privados, ficam de fora.

Para realizar a inscrição no auxílio emergencial nos Correios, as pessoas precisam estar portando: identificação oficial com foto, que contenha também o nome da mãe do beneficiário; CPF do usuário e dos membros da família que dependem da renda do titular.

Como forma de evitar um grande número de pessoas de uma só vez nas agências, um calendário de escalonamento foi criado e organizado de acordo com os meses de nascimento:

  • Segunda-feira – nascidos em janeiro e fevereiro
  • Terça-feira – nascidos em março e abril
  • Quarta-feira – nascidos em maio e junho
  • Quinta-feira – nascidos em julho, agosto e setembro
  • Sexta-feira – nascidos em outubro, novembro e dezembro.

A Caixa vai abrir contas poupanças digitais para todas as pessoas que não tiverem conta bancária. Por conta disto, deve ser apresentado um documento e identificação como RG ou CNH. Ao final do atendimento, os solicitantes recebem um protocolo

O acompanhamento da solicitação pode ser feita em qualquer agência dos Correios após o prazo informado pela Dataprev para a finalização da análise. Para fazer a consulta, o solicitante deve levar o CPF e o comprovante de atendimento.

No site dos Correios, no sistema Busca Agência, é possível saber tudo sobre as unidades abertas ao público. A grande parte dos pontos de atendimento funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

O cadastro do auxílio emergencial vai até dia 3 de julho e pode ser feito também pelos canais digitais.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.