IPVA 2020 PA finaliza pagamento com desconto nesta segunda; veja os beneficiados

Motoristas do Pará precisam ficar atentos as datas de pagamento do IPVA 2020 PA. Nesta segunda-feira (8), encerra-se o prazo para poder quitar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com descontos, para os veículos que têm os números finais da placa de 76 a 96. O reajuste varia de acordo com a situação de cada cidadão e pode ser de até 15%.  

IPVA 2020 PA finaliza pagamento com desconto nesta segunda; veja os beneficiados (Imagem: Reprodução - Google)
IPVA 2020 PA finaliza pagamento com desconto nesta segunda; veja os beneficiados (Imagem: Reprodução – Google)

Para aqueles que não tiverem multas em aberto nos últimos dois anos e não apresentarem demais inadimplências, a redução total será de 15% no valor do imposto. Já para quem está com o nome limpo apenas há 12 meses, o desconto será de 10%. Por fim, os devedores terão acesso apenas a 5%.  

Formas de pagamento 

Segundo o Departamento de Trânsito do Pará (Detran-PA), esse ano a prestação de contas poderá ser feita em três formas: a primeira é a antecipação em parcela única, a segunda permite o parcelamento em até três vezes, e por fim há a chance de fazer o pagamento integral. Cada modalidade conta com regras, calendários e descontos diferentes.  

Consulta do boleto do IPVA 2020 PA

Para poder gerar os boletos, os motoristas devem acessar o site do Detran PA e informar o número de cadastro do veículo. Ao acessar a área reservada, basta escolher a forma que desejará finalizar os débitos e assim emitir as guias de pagamento.  

No caso do parcelamento, é preciso ficar atento as datas finais, tendo em vista que se atrasadas haverá a necessidade de gerar uma versão atualizada do documento. A prorrogação resultará em acréscimos e juros.  

Prorrogação em tempos de pandemia 

Levando em consideração a necessidade do isolamento social por causa do novo coronavírus, o Detran aconselha que os motoristas realizem os pagamentos por meio das plataformas digitais.

Nesse caso, basta copiar o código de barras ou o número sequencial do boleto. Sites e aplicativos das instituições financeiras permitem a realização do serviço de forma gratuita e automática.  

É importante que sejam guardados os comprovantes em caso de erros ou entraves na hora da validação com a Secretaria da Fazenda. Para quem for ao banco, a quitação pode ser feita na boca do caixa, sob o horário de atendimento de cada unidade.  

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.