IPVA 2020 PA finaliza pagamento com desconto nesta segunda; veja os beneficiados

Motoristas do Pará precisam ficar atentos as datas de pagamento do IPVA 2020 PA. Nesta segunda-feira (8), encerra-se o prazo para poder quitar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com descontos, para os veículos que têm os números finais da placa de 76 a 96. O reajuste varia de acordo com a situação de cada cidadão e pode ser de até 15%.  

IPVA 2020 PA finaliza pagamento com desconto nesta segunda; veja os beneficiados (Imagem: Reprodução - Google)
IPVA 2020 PA finaliza pagamento com desconto nesta segunda; veja os beneficiados (Imagem: Reprodução – Google)

Para aqueles que não tiverem multas em aberto nos últimos dois anos e não apresentarem demais inadimplências, a redução total será de 15% no valor do imposto. Já para quem está com o nome limpo apenas há 12 meses, o desconto será de 10%. Por fim, os devedores terão acesso apenas a 5%.  

Formas de pagamento 

Segundo o Departamento de Trânsito do Pará (Detran-PA), esse ano a prestação de contas poderá ser feita em três formas: a primeira é a antecipação em parcela única, a segunda permite o parcelamento em até três vezes, e por fim há a chance de fazer o pagamento integral. Cada modalidade conta com regras, calendários e descontos diferentes.  

Consulta do boleto do IPVA 2020 PA

Para poder gerar os boletos, os motoristas devem acessar o site do Detran PA e informar o número de cadastro do veículo. Ao acessar a área reservada, basta escolher a forma que desejará finalizar os débitos e assim emitir as guias de pagamento.  

No caso do parcelamento, é preciso ficar atento as datas finais, tendo em vista que se atrasadas haverá a necessidade de gerar uma versão atualizada do documento. A prorrogação resultará em acréscimos e juros.  

Prorrogação em tempos de pandemia 

Levando em consideração a necessidade do isolamento social por causa do novo coronavírus, o Detran aconselha que os motoristas realizem os pagamentos por meio das plataformas digitais.

Nesse caso, basta copiar o código de barras ou o número sequencial do boleto. Sites e aplicativos das instituições financeiras permitem a realização do serviço de forma gratuita e automática.  

É importante que sejam guardados os comprovantes em caso de erros ou entraves na hora da validação com a Secretaria da Fazenda. Para quem for ao banco, a quitação pode ser feita na boca do caixa, sob o horário de atendimento de cada unidade.  

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA