GOL adere programa de redução de salário e jornada de trabalho dos funcionários

Com a pandemia do coronavírus, as companhias aéreas foram duramente atingidas pela crise. Por conta disto, a Gol fechou um acordo coletivo com o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), que representa pilotos, copilotos e comissários de bordo. Este acordo tem duração de 18 meses e começa a valer no início de julho. Sendo uma forma de garantir os empregos dos funcionários este período.

GOL adere programa de redução de salário e jornada de trabalho dos funcionários
GOL adere programa de redução de salário e jornada de trabalho dos funcionários (Imagem FDR)

Entre as propostas que foram aprovadas, estão os programas de demissão voluntária (PDV), licença não remunerada e a redução de salários e jornadas de trabalho em 50% até dezembro de 2021.

Ao todo a medida engloba, segundo a Gol, 3.262 comissários de bordo, 926 comandantes e 964 copilotos.

A Gol por meio de nota, informou que o principal objetivo do programa é manter os empregos e preservar o caixa da companhia em meio a pandemia do coronavírus. As negociações para o acordo duraram cerca de um mês e foram aprovados na semana passada.

O sindicado informou que o acordo coletivo dos comissários foi aceito com 1.778 votos a favor (80,1%) e 441 votos contra (19,9%). A proposta para os copilotos registrou 641 votos a favor (94,5%) e 37 votos contrários (5,5%). Por fim o acordo dos comandantes registrou 600 votos a favor (90,5%) e 63 votos contrários (9,5%).

O sindicato disse em nota que a compensação dos acordos é a garantia do emprego, portanto, no período de 18 meses é proibida qualquer demissão sem justa causa.

De acordo com os termos divulgados pelo SNA, as medidas que foram aprovadas incluem programas de adesão compulsória e voluntária. No caso dos comissários, 750 serão enquadrados de forma obrigatória no programa de redução de jornada de trabalho e salário no período de julho de 2020 a setembro de 2021, e 600 no período de outubro de 2021 a dezembro de 2021.

Pacotes de viagens durante a pandemia

Apesar de neste momento ser possível encontrar estas boas oportunidades, é importante ter cuidado e não comprar por impulso. Isto pode fazer com que caia em armadilhas. Observe todos os detalhes da oportunidade oferecida principalmente quando o preço for muito abaixo do normal.

Muitos destes pacotes estão sendo vendidos como uma espécie de crédito caso a viagem não possa ser efetuada. Se isso acontecer, o comprador recebe um voucher no valor de sua compra para assim efetuar uma nova aquisição de acordo com os preços que estiverem sendo praticados.

É importante se atentar a Medida Provisória aprovada pelo governo em março deste ano, que diz que as companhias aéreas tem o prazo de até 12 meses para reembolsar o cliente que cancelar viagens compradas até 31 de dezembro deste ano.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.