Para o início da força tarefa do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), as agências contarão com 587 funcionários temporários a partir desta segunda-feira, dia 8. Esses colaboradores devem auxiliar exclusivamente na área que cuida dos pedidos dos segurados.
Essas pessoas fazem parte de um grupo de mais de 5 mil servidores que foram contratados para trabalhar temporariamente em determinados órgãos. Desses trabalhadores foram selecionados militares inativos, profissionais de carreira do seguro social e aposentados de demais áreas do governo.
No dia 29 de maio, foi divulgado no Diário Oficial da União (DOU) o resultado do processo seletivo. Aqueles que não tiveram acesso, podem verificar através do endereço https://www.inss.gov.br/temporarios/.
Até o momento, sabemos que as agências do INSS permanecerão fechadas até o dia 19 de junho. Por esse motivo, por enquanto, esses servidores trabalharão internamente.
Os servidores devem assinar o contrato entre os dias 1º e 12 de junho. Aqueles que não assinarem dentro do prazo serão considerados desistentes.
Atendimento online INSS
Vários serviços do INSS podem ser solicitados através do site ou do aplicativo ‘Meu INSS’. O app pode ser baixado de forma gratuita na Google Play Store e Apple Store.
Veja abaixo quais serviços podem ser efetuados e agendados de forma online:
- Aposentadoria por idade
- Aposentadoria por tempo de contribuição
- Pensão por Morte rural e urbana
- BPC/Loas
- Certidão de Tempo de Contribuição
- Atualização de dados cadastrais do beneficiário
- Seguro Defeso do Pescador Artesanal
- Salário maternidade
- Carta de Concessão de Benefício
- Agendamento de Perícia Médica
- Extrato de Imposto de renda
- Cálculo de contribuições em atraso
- Acordos Internacionais
- Excluir desconto de mensalidade associativa do benefício
- Revisão
- Recurso
- Cópia de processo
- Resultado de perícia médica
- Bloqueio do benefício para empréstimo consignado
- Acordos Internacionais
Todos os segurados podem acessar a plataforma de maneira segura e efetuar o seu cadastro para ter acesso aos serviços.
Na hora do cadastro, é preciso estar atento com o preenchimento dos documentos, pois caso haja alguma informação errada, as chances de ter algum benefício travado são enormes. Por isso, o ideal é estar com todos os documentos em mãos na hora de se cadastrar.