2ª parcela do auxílio emergencial faz mais pagamentos esta semana; confira calendário!

PONTOS CHAVES

  • Saques e transferências serão liberados para nascidos entre agosto e dezembro 
  • As funções de saque e transferência foram mantidas no Caixa Tem 
  • Novas parcelas do auxilio serão pagas entre julho e agosto 

Nesta semana, começa mais uma rodada da liberação das transferências e saques em espécie do valor da segunda parcela do auxílio emergencial, que está sendo depositado em contas digitais da Caixa. Os procedimentos serão liberados ao longo da semana para os nascidos entre agosto e dezembro.

2ª parcela do auxílio emergencial faz mais pagamentos esta semana; confira calendário!
2ª parcela do auxílio emergencial faz mais pagamentos esta semana; confira calendário! (Imagem FDR)

Estas liberações tiveram início no dia 30 de maio e foram organizadas de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. Até a data da liberação, o valor da segunda parcela podia ser usado somente através do aplicativo Caixa Tem para pagamento de contas e compras com o cartão de débito virtual.

No caso dos trabalhadores que indicaram uma conta bancária de outro banco para receber o auxílio, os recursos depositados na conta digital da Caixa, serão transferidos de forma automática na data de liberação dos saques e transferências.]

Desta forma, no momento do saque, o trabalhador terá que se dirigir ao banco da conta cadastrada para sacar o dinheiro.

Confira o calendário completo da liberação dos saques e transferências

  • Nascidos em janeiro: 30 de maio
  • Fevereiro: 1º de junho
  • Março: 2 de junho
  • Abril: 3 de junho
  • Maio: 4 de junho
  • Junho: 5 de junho
  • Julho: 6 de junho
  • Agosto: 8 de junho
  • Setembro: 9 de junho
  • Outubro: 10 de junho
  • Novembro: 12 de junho
  • Dezembro: 13 de junho.

Pagamentos

Os pagamentos da segunda parcela do auxílio emergencial foram concluídos pela Caixa para todos que receberam a primeira parcela até 30 de abril. A terceira parcela ainda não teve seu calendário definido.

Já o segundo grupo de aprovados que recebeu a primeira parcela na última semana do mês passado, ainda não sabe quando vai receber a segunda. Porém, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, falou que o calendário deve começar em um mês.

Até o momento, são cerca de 11,3 milhões de pessoas que aguardam a finalização das análise pela Dataprev. Para estas pessoas, não existe previsão. O andamento do pedido deve ser acompanhado pelo aplicativo ou site do auxílio emergencial.

Caixa Tem

O aplicativo foi criado para que os benefícios do auxílio emergencial possam movimentar seu dinheiro antes da liberação do seu saque.

Através do Caixa Tem, o trabalhador pode também escolher transferir o valor do auxílio para alguma outra conta bancária, sua ou de outra pessoa.

Pelo app também é possível acessar informações sobre benefícios e programas sociais, além de obter informações referentes a vida do trabalhador como FGTS, Abono Salarial do PIS e Seguro-Desemprego.

Como acessar o Caixa Tem

  • Faça o download do aplicativo CaixaTem na App Store ou Google Play
  • Faça o Login com seu CPF e crie uma senha numérica de 6 dígitos que é criada no primeiro acesso
  • Depois de entrar, escolha o serviço que você deseja e digitar o que for solicitado
  • Para acessar informações da sua conta, fazer pagamentos e transferências com a mesma senha de acesso, você precisa colocar o número do seu celular e aguardar uma mensagem SMS com um código para confirmar sua identificação.

Novas parcelas do auxílio emergencial

Depois de muitas especulações o governo decidiu que o auxilio emergencial terá mais duas parcelas no valor de R$300. Os custos com estas duas parcelas extras será de R$51 bilhões de acordo com fontes próximas da equipe econômica. As parcelas extras serão pagas entre os meses de julho e agosto.

Os primeiros a receber são os inscritos no Bolsa Família, seguindo novamente o último digito do NIS (Número de Identificação Social).

Na sequência, o dinheiro será creditado na conta poupança digital dos trabalhadores informais, seguindo o mês de nascimento e através do Caixa Tem e do cartão de débito virtual, será possível pagar contas e fazer compras.

Os saques e transferências novamente não serão permitidos de início, a liberação deve acontecer cerca de 10 dias após o depósito na conta digital.

Caixa abre 50 mi de contas poupança para pagar auxílio emergencial

Querendo aumentar sua participação em todo o Brasil, a Caixa Econômica abriu de forma compulsória uma poupança digital para todos os beneficiários do auxilio emergencial, mesmo para quem indicou uma conta de outro banco para receber a primeira parcela do dinheiro.

O banco deseja abrir também 4 milhões de poupanças digitais para as pessoas inscritas no Bolsa Família que recebem o auxílio emergencial pelo cartão do programa.

Pedro Guimarães, o presidente da Caixa, disse que o banco pretende realizar a abertura de 50 milhões de contas poupanças para pessoas que não possuem conta em banco, no entanto, parte deste montante já possuem conta bancária.

De uma média de 40 milhões de contas poupança digitais que já estão abertas, 29,3 milhões são de pessoas que realizaram o cadastro do auxilio pelo aplicativo ou site.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.