Banco Original e PicPay estudam lançar pagamento com reconhecimento facial

A pandemia do novo coronavírus modificou em diversas maneiras a forma de lidar com o mundo, agora cada vez mais digital. As instituições financeiras como o banco Original e Picpay já pretendem atuar de formas diferentes após a pandemia.

Estas empresas planejam lançar uma nova forma de realizar pagamento aos seus clientes. Tecnologia irá reconhecer a face para autorizar a compra através da carteira digital.

De acordo com o projeto, a novidade será destinada a 800 mil estabelecimentos ao redor do país. Eles estariam abertos às vendas nesta nova forma até dezembro.

Com a implementação, 23,6 milhões de pessoas serão impactadas com o consumo desta nova modalidade para compra usando os aplicativos.

Medida foi implementada mediante ao atual cenário do país no qual a pandemia do covid-19 modificou de forma intensa. Mas ainda o reconhecimento fácil é visto de forma embrionária no Brasil.

O método atualmente é mais utilizado para abertura de contas, liberação de celular, mas não de pagamentos do país. Esta metodologia é interessante no ponto de vista da segurança e também adequação digital.

Esta ação será realizada deste método: quando o cliente for ao caixa do estabelecimento, ele irá realizar a transação utilizando o seu rosto. Não será mais preciso apresentar o cartão de crédito ou até mesmo as maquininhas.

De acordo com o PicPay, próprio aplicativo encaminhará um “push” para o comprador, no qual será solicitado para que o mesmo confirme a transação. A operação dura cerca de 30 segundos.

Atualmente o reconhecimento fácil é utilizado para liberação e acesso às carteiras eletrônicas como Apple, Google e Samsung, como uma forma de autenticar o uso e realizar transações.

O PicPay agora irá realizar o cadastramento dos estabelecimentos, atingindo a meta de 2 milhões de vendedores. O primeiro local de implantação do reconhecimento facial será no café do escritório do Banco Original.

É importante lembrar que o Banco OriginalBanco Original já é o primeiro a realizar o adotamento do reconhecimento fácil nas soluções de mobile banking. Além disto, é necessário verificar a possibilidade de transferências de altos valores.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!