Teresópolis libera cartão alimentação para inscritos no Bolsa Família e feirantes

Oportunidade para os beneficiários do Bolsa Família. Nessa semana, a gestão administrativa de Teresópolis, localizada no Rio de Janeiro, informou que os cadastrados no programa social poderão receber um cartão de auxílio alimentação. A iniciativa tem como finalidade ajudar os cidadãos durante o período de crise do novo coronavírus e já está sendo ofertada através da sede do Espaço Mulher e do Mercado popular.

Teresópolis libera cartão alimentação para inscritos no Bolsa Família e feirantes (Imagem: Reprodução - Google)
Teresópolis libera cartão alimentação para inscritos no Bolsa Família e feirantes (Imagem: Reprodução – Google)

Ao todo, de acordo com a gestão, serão contemplados mais de 6.144 beneficiários. Por ser uma determinação de caráter regional, a medida não será custeada pelo Ministério da Cidadania (órgão responsável pelo Bolsa Família), mas sim pela Secretaria de Desenvolvimento Social em parceria com a Câmara Municipal.

Lista de contemplados por categoria:

– Beneficiários do Bolsa Família cadastrados até 20/3 (6.144 pessoas)
– Expositores da Feirinha do Alto cadastrados na Secretaria de Turismo (853 pessoas)
– Expositores da Feira Espaço Mulher (17 pessoas)
– Expositores do Mercado Popular (51 pessoas)

Bolsa Família conta com auxílio do poder público

Além de receber a ajuda do cartão alimentação, os cadastrados no programa estão contando também com um novo reforço financeiro, por meio do coronavoucher. Administrado pelo governo federal, o pagamento libera um acréscimo nos recebimentos mensais dos contemplados, fazendo com que o salário social chegue até a R$ 600.

Para ter acesso ao complemento do auxílio emergencial, os cidadãos não precisam solicitar cadastramento, tendo em vista que já estão com seus dados presentes no Cadastro Único. Desse modo, o valor vem sendo depositado mensalmente e deverá se manter até o fim de junho.

Até o momento, de acordo com a MP que valida a liberação, os cadastrados contarão com 3 parcelas do coronavoucher. No entanto, o governo estuda a possibilidade de prorrogar o auxílio por mais um ou até dois meses, visando minimizar o índice de vulnerabilidade social do país.

A primeira rodada foi ofertada ainda no mês de abril, a segunda em maio e a terceira deverá ocorrer a partir da segunda quinzena deste mês. As datas de pagamento seguirão o cronograma do próprio projeto e a forma de saque também será a mesma.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.