Saiba quais maquininhas aceitam o cartão virtual do Caixa TEM

Caixa fecha parceria com a Elo para facilitar as compras digitais por meio do Caixa Tem. Os beneficiários do auxílio emergencial, que estão recebendo os valores por meio das contas online, passarão a contar com novas formas de pagamento. A partir de agora, será possível realizar compras em qualquer maquininha da Elo, por meio de uma leitura de QR Code disponível no próprio aplicativo.  

Saiba quais maquininhas aceitam o cartão virtual do Caixa TEM (Imagem: Reprodução - Google)
Saiba quais maquininhas aceitam o cartão virtual do Caixa TEM (Imagem: Reprodução – Google)

Além de fechar essa parceria com a bandeira Elo, a Caixa informou também que estará realizando a mesma ação com outras provadoras. Até o momento, o nome das demais marcas financeiras não foram informadas, mas segundo a instituição terão como finalidade ampliar a oportunidade de compras para os usuários. 

Sobre o serviço, o diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução do Banco Central (BC), João Manoel Pinho de Mello, informou que a Caixa está vigiando todas as transições e que não colocará em risco os recursos dos segurados. 

De acordo com ele, a ampliação para novos provedores financeiros, tem como finalidade evitar aglomerações nas agências bancárias, tendo em visto os riscos de contaminação do novo coronavírus 

Com as compras no débito em mais fácil acesso, o BC espera reduzir os serviços nas unidades bancárias.  

“Lembrando de sopesar os interesses públicos aqui, estamos extremamente vigilantes. O mais rapidamente esse arranjo de pagamento dará acesso, o mais simétrico possível, a todos os credenciadores de estabelecimentos comerciais”, afirmou.  

Como fazer compras pelo Caixa TEM

Para poder utilizar o Caixa Tem na hora das compras, os usuários precisam apresentar o código QR. Trata-se de uma leitura mais avançada do código de barras, onde os vendedores conseguem fazer as leituras por meio das câmeras dos próprios celulares.  

Desse modo, basta abrir o Caixa Tem e ir até a opção ‘cartão virtual’. Nela, será preciso escolher a função ‘pagar na maquininha’ e automaticamente a câmera do celular será aberta para fazer a leitura.

É só apontar o aparelho para o código QR que aparecerá na maquininha do vendedor, checar o valor final que lhe está sendo cobrado e conformar o registro na tela do celular.  

Por fim, a maquininha irá imprimir um recibo comprovando a compra. Uma cópia fica com o vendedor e outra com o cliente. Além disso, também é possível acessar a validação online, pelo próprio app do Caixa Tem.  

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.