IPTU 2020 Boa Vista foi prorrogado para julho; veja calendário!

Moradores da cidade de Boa Vista (Roraima) ganham novas datas para a quitação de seus IPTU 2020. Nessa semana, a prefeitura municipal informou que os prazos do Imposto Predial Territorial Urbano foram modificados para o mês de julho. O pagamento é referente a primeira parcela, intitulada de cota única, e permitirá que a população tenha descontos no valor total. De acordo com a gestão, a decisão foi tomada levando em consideração os efeitos do novo coronavírus 

IPTU 2020 Boa Vista foi prorrogado para julho; veja calendário! (Imagem: Reprodução - Google)
IPTU 2020 Boa Vista foi prorrogado para julho; veja calendário! (Imagem: Reprodução – Google)

Além de alterar as datas do IPTU, mudou-se também os dias para quem paga as taxas de coleta de lixo. Para esse grupo o pagamento poderá ocorrer em até quatro parcelas.  

Desse modo, o calendário do IPTU 2020 funcionará da seguinte forma:  

  • IPTU – 13 de julho, 10 de agosto, 10 de setembro, 13 de outubro, 10 de novembro e 10 de dezembro; 
  • TCL – 13 de julho, 10 de agosto, 10 de setembro e 13 de outubro 

Os contribuintes que forem prestar conta do IPTU permanecerão com a oportunidade de realizar o pagamento em até seis parcelas, mas sem reajustes e demais descontos.  

Segundo a Prefeita Teresa Surita, a decisão espera ajudar os cidadãos no período de crise e incentiva-los a pagar os impostos. 

“Estamos avaliando todas estas questões com muita sensibilidade, pois a pandemia impacta vários aspectos. Enquanto for necessário, nós iremos adiar e prorrogar estas taxas até todos terem condições de arcar com isso. Não poderíamos fazer diferente”, explicou. 

Isenção para aposentados e pensionistas no IPTU 2020

No caso das pessoas acima de 60 anos, a prefeita determinou que o pedido de isenção do imposto fosse renovado automaticamente. Isso significa que o grupo não precisará sair de suas casas até os órgãos públicos para terem acesso a esse direito.  

A medida será válida para todos aqueles que em 2019 estavam isentos. Além disso, quem tiver terrenos de até 500 metros ou imóveis de até 60 metros também ficarão livres do pagamento.  

Para quem desejar solicitar a primeira isenção, o prazo foi prorrogado, deixando de ser até 29 de maio para ficar até o dia 30 de outubro. Nesse caso, poderão solicitar os aposentados e pensionistas que apresentem uma renda de até R$ 3.660, tenham um único imóvel cadastrado em seu nome e resida nele. 

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.