IPTU 2020 Boa Vista foi prorrogado para julho; veja calendário!

Moradores da cidade de Boa Vista (Roraima) ganham novas datas para a quitação de seus IPTU 2020. Nessa semana, a prefeitura municipal informou que os prazos do Imposto Predial Territorial Urbano foram modificados para o mês de julho. O pagamento é referente a primeira parcela, intitulada de cota única, e permitirá que a população tenha descontos no valor total. De acordo com a gestão, a decisão foi tomada levando em consideração os efeitos do novo coronavírus 

IPTU 2020 Boa Vista foi prorrogado para julho; veja calendário! (Imagem: Reprodução - Google)
IPTU 2020 Boa Vista foi prorrogado para julho; veja calendário! (Imagem: Reprodução – Google)

Além de alterar as datas do IPTU, mudou-se também os dias para quem paga as taxas de coleta de lixo. Para esse grupo o pagamento poderá ocorrer em até quatro parcelas.  

Desse modo, o calendário do IPTU 2020 funcionará da seguinte forma:  

  • IPTU – 13 de julho, 10 de agosto, 10 de setembro, 13 de outubro, 10 de novembro e 10 de dezembro; 
  • TCL – 13 de julho, 10 de agosto, 10 de setembro e 13 de outubro 

Os contribuintes que forem prestar conta do IPTU permanecerão com a oportunidade de realizar o pagamento em até seis parcelas, mas sem reajustes e demais descontos.  

Segundo a Prefeita Teresa Surita, a decisão espera ajudar os cidadãos no período de crise e incentiva-los a pagar os impostos. 

“Estamos avaliando todas estas questões com muita sensibilidade, pois a pandemia impacta vários aspectos. Enquanto for necessário, nós iremos adiar e prorrogar estas taxas até todos terem condições de arcar com isso. Não poderíamos fazer diferente”, explicou. 

Isenção para aposentados e pensionistas no IPTU 2020

No caso das pessoas acima de 60 anos, a prefeita determinou que o pedido de isenção do imposto fosse renovado automaticamente. Isso significa que o grupo não precisará sair de suas casas até os órgãos públicos para terem acesso a esse direito.  

A medida será válida para todos aqueles que em 2019 estavam isentos. Além disso, quem tiver terrenos de até 500 metros ou imóveis de até 60 metros também ficarão livres do pagamento.  

Para quem desejar solicitar a primeira isenção, o prazo foi prorrogado, deixando de ser até 29 de maio para ficar até o dia 30 de outubro. Nesse caso, poderão solicitar os aposentados e pensionistas que apresentem uma renda de até R$ 3.660, tenham um único imóvel cadastrado em seu nome e resida nele. 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.