Dataprev promete repassar 10 milhões de cadastro do auxílio para pagamento esta semana

Novidades para os brasileiros que ainda estão na espera do auxílio emergencial. Nesta semana a Dataprev – órgão responsável pela análise na concessão dos benefícios – detalhou que irá finalizar um novo grupo de pedidos.

Dataprev promete repassar 10 milhões de cadastro do auxílio para pagamento esta semana (Reprodução/Internet)
Dataprev promete repassar 10 milhões de cadastro do auxílio para pagamento esta semana (Reprodução/Internet)

De acordo com eles, ainda nesta semana será realizada a conclusão de 10,7 milhões de pedidos da primeira parcela do auxílio emergencial de R$ 600. Este número é correspondente aos brasileiros que estão na espera do benefício.

Deste total, apenas 1,5 milhão é referente aos cadastros que foram finalizados pelo aplicativo da Caixa Auxilio Emergencial ou pelo site no mês de abril. Já os demais, mais de 9,8 milhões, são dos dia 1º ao dia 28 de maio.

Vale ressaltar que 7 milhões tinham apresentado resultado inconclusivo por inconsistência de dados e foram refeitos pelos trabalhadores, estes são os que realizaram o recadastro na plataforma.

Depois de analisados todos estes pedidos, a Dataprev realizará o repasse do valor em até dois dias úteis para a Caixa Econômica Federal iniciar os pagamentos aos que tiverem direito.

Vale ressaltar que calendário de recebimentos ainda não foi definido, mas deve obedecer o mês de nascimento de cada aprovado. Já o recebimento da segunda parcela deverá ser feito depois de 30 dias, pois será necessário esperar o prazo de crédito do valor dos benefícios ao banco.

De acordo com o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, todos os brasileiros que tiveram o cadastro analisado pela Dataprev e homologados pelo Ministério da Cidadania já receberam a parcela do auxílio emergencial.

A Caixa, responsável pelo repasse, destaca que são 11 milhões de trabalhadores que ainda estão em busca do recebimento do benefício, sendo 5,7 da primeira parcela e os demais correspondentes aos recadastramentos em segunda ou terceira análise pelo órgão.

Os dados serão transmitidos à Caixa, que terá prazo de dois dias úteis para iniciar os pagamentos a quem tiver direito, por ordem de mês de nascimento. Para receber a segunda parcela, esses trabalhadores terão que esperar por mais 30 dias a contar da data do crédito.

É importante destacar que os interessados em receber o benefício podem realizar a solicitação até o dia 3 de julho, exclusivamente pela internet. Cerca de 58,6 milhões de pessoas já receberam o auxílio, somando R$ 76,6 bilhões, considerando a primeira e segunda parcela.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!