IPTU 2020: confira quais capitais prorrogaram pagamento durante a crise econômica

PONTOS CHAVES

  • Devido a pandemia os contribuintes tem mais tempo pra pagar
  • Descontos são oferecidos para o pagamento dentro do novo prazo
  • QR Code é novidade em Vitoria

Devido aos problemas econômicos trazidos pela pandemia do coronavírus, várias capitais adiaram o pagamento de seus tributos, entre eles o IPTU 2020 (Imposto Predial e Territorial Urbano). Aqui você confere algumas das cidades que alteraram sua datas finais de pagamento do Imposto.

IPTU 2020: confira quais capitais prorrogaram pagamento durante a crise econômica
IPTU 2020: confira quais capitais prorrogaram pagamento durante a crise econômica (Imagem FDR)

IPTU 2020 Rio de Janeiro

Os moradores do município do Rio de Janeiro podem pedir a antecipação da quitação do saldo do IPTU 2020, e/ou também da Taxa de Coleta Domiciliar de Lixo (TCL). Todos podem contar com desconto de 20%, a redução é concedida para pagamentos à vista de cotas vencidas ou que vão vencer e estejam em aberto.

A guia para o pagamento pode ser obtida pelo site Carioca Digital e deve ser paga até o dia 5 de junho. Para as cotas que já estejam vencidas a Prefeitura do Rio vai conceder um desconto de 100% nos acréscimos moratórios. Porém, as pessoas que já efetuaram o pagamento do IPTU e da taxa de coleta 2020, não receberão ressarcimento.

Caso o contribuinte opte por parcelar o valor do imposto, ele não recebe o desconto de 20%, mas conta com a isenção da cobrança de acréscimos moratórios, e pode pagar em até cinco parcelas com o valor mínimo de R$50 reais cada, através de guias que vencem entre agosto e dezembro de 2020.

A data para solicitar o parcelamento ainda não foi divulgada pela Prefeitura do Rio. Estes descontos fazem parte das medidas tomadas em meio a pandemia do coronavírus.

Teresina

Em Teresina, a prefeitura anunciou uma nova data de pagamento do IPTU 2020, da Taxa de Coleta de Resíduos e da COSIP das casas sem ligação regular de energia elétrica. Agora os contribuintes tem até o dia 31 de julho para efetuar o pagamento da cota única, ou da primeira parcela dos impostos

O secretário municipal de Finanças Francisco Canindé, disse que a prefeitura está monitorando os impactos do coronavírus na cidade e como a situação da saúde pública ainda não é favorável, foi decidido que o prazo de pagamento do IPTU seria ampliado. Com isso os cidadãos ganham mais tempo para se reorganizarem e consigam pagar os impostos sem prejuízos.

As pessoas que pagarem o imposto dentro do novo prazo, terão o direto ao desconto de 7% no pagamento da cota única.

Com a decisão da portaria municipal, as novas datas estipuladas são estas:

  • Cota única (31/07/2020);
  • Cota 01 (31/07/2020);
  • Cota 02 (31/08/2020);
  • Cota 03 (30/09/2020);
  • Cota 04 (30/10/2020);
  • Cota 05 (30/11/2020)
  • Cota 06 (30/12/2020).

Vitória

Em Vitória, a prefeitura mudou a data de vencimento das segunda, terceira e quarta cota do IPTU 2020. As pessoas que optaram pelo parcelamento do imposto em 10 vezes, a segunda cota vence no dia 14 de outubro. A terceira parcela fica para 13 de novembro e em 14 de dezembro a quarta cota.

Em 2020, o contribuinte do IPTU em Vitória, conta com um jeito mais rápido e fácil para pagar o IPTU: o uso do QR Code. Vitória é pioneira nesta forma de pagamento.

Para usar o QR Code, é preciso abrir a câmera do celular ou utilizar um aplicativo de leitura para códigos QR e estar com uma conexão de internet. A partir dai, basta executar o aplicativo instalado no celular e posicionar a câmera digital de maneira que o código, disponível na guia do tributo, seja escaneado. Em seguida, o programa exibirá a possibilidade de pagamento.

IPTU 2020 Ponta Porã (MS)

Segundo o secretário Fábio Cervieri, o vencimento do IPTU que estava marcado para 11 de maio, ficou para 11 de junho, um mês a mais. O pagamento à vista continua oferecendo 25% de desconto.

O adiamento já era solicitado pelos contribuintes considerando o grande número de pessoas que estão comparecendo às agências bancárias e correspondentes.

Quem preferir pagar o imposto parcelado, a primeira parcela que venceria no dia 13 de maio, pode ser dividida em até duas vezes, com os vencimentos para os meses de outubro e novembro. Já as demais parcelas seguem normalmente, com a segunda vencendo no mês de dezembro e assim por diante.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.