IPTU 2020: Município de Rondônia prorroga desconto de 10% até dia 16

Diante da crise financeira que a pandemia do novo coronavírus inseriu o país e o mundo, os governos municipais buscam dar suporte aos contribuintes do IPTU 2020. Diversas cidades têm adotado um novo vencimento para as cotas do tributo, e foi justamente o que a prefeitura de Ariquemes (RO) decidiu fazer. Colocando para o próximo dia 16, o desconto de 10% no pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

IPTU 2020: Município de Rondônia prorroga desconto de 10% até dia 16
IPTU 2020: Município de Rondônia prorroga desconto de 10% até dia 16 (Imagem: Reprodução/Rede Amazônica)

Ariquemes está localizada na região intermediária de Porto Velho, capital do estado. Segundo dados do IBGE, possuí pouco mais de 106 mil habitantes. Concentrando comércios, residências e complexos de serviços.

O pagamento do IPTU 2020 prorrogado para o dia 16 de junho vale para o contribuinte que optou por quitar o tributo à vista, isto é, de uma única vez. Nesse caso, não são aplicados juros e multas devido ao novo vencimento, e ao contrário, o valor tem desconto de 10%.

Os demais contribuintes que estão pagando o imposto de forma parcelada, devem manter os vencimentos dos boletos de abril e maio nas datas de: 24 de junho, 24 de julho, 24 de agosto, e 24 de setembro.

A prefeitura publicou o decreto no dia 25 de maio concedendo uma nova data para quitar o imposto em cota única. Quem quiser usar este benefício, precisa reimprimir o boleto de pagamento no site da prefeitura.

Para isso, basta acessar o portal de serviços de Ariquemes e selecionar “Imobiliário”, em seguida informar o número de inscrição do imóvel e o CPF do proprietário. Estas informações são transcritas no boleto original de pagamento.

Automaticamente o sistema vai gerar um novo código de barras que pode ser impresso. Devido a pandemia, em que a principal recomendação é permanecer em casa e fazer isolamento social, o ideal é quitar o débito usando o internet banking e aplicativo do banco.

Caso não seja possível, as agências bancárias da cidade podem receber o pagamento normalmente. Busque chegar cedo e evite aglomerações dentro dos pontos de atendimento.

Mais informações sobre o IPTU 2020 de Ariquemes, o indicado é procurar o setor de finanças da prefeitura municipal. O órgão está localizado no endereço Av. Tancredo Neves, nº 2166, Setor Industrial. Funcionando de segunda a quinta-feira das 7h30 às 17h30, e na sexta-feira entre 7h30 e 13h30.

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]