Saque do auxílio emergencial começou no último sábado (30); veja como receber

No último sábado, 30, começou o calendário de saques e transferências em dinheiro da segunda parcela do auxílio emergencial organizado pela Caixa Econômica. Os valores inicialmente foram depositados nas poupanças sociais digitais.

Saque do auxílio emergencial começou no último sábado (30); veja como receber
Saque do auxílio emergencial começou no último sábado (30); veja como receber (Imagem FDR)

O calendário foi organizado pelos meses de aniversário dos trabalhadores e os primeiros que tiveram os saques liberados foram os nascidos em Janeiro, que representam 2,6 milhões de pessoas.

Até o início do calendário de saques e transferências, os beneficiários do auxílio emergencial podiam efetuar compras, pagar boletos e contas utilizando o cartão de débito virtual.

Os trabalhadores que na primeira parcela escolheram receber em uma conta de outro banco, terão os valores da segunda transferidos automaticamente para a conta indicada pelo beneficiário na data estipulava pelo calendário. Desta forma, o saque do valor da segunda parcela vai acontecer no banco em que a conta foi aberta.

Calendário completo de saques e transferências

  • Nascidos em janeiro: 30 de maio
  • Fevereiro: 1º de junho
  • Março: 2 de junho
  • Abril: 3 de junho
  • Maio: 4 de junho
  • Junho: 5 de junho
  • Julho: 6 de junho
  • Agosto: 8 de junho
  • Setembro: 9 de junho
  • Outubro: 10 de junho
  • Novembro: 12 de junho
  • Dezembro: 13 de junho.

Pagamentos do auxílio emergencial

Na última semana, a Caixa terminou de pagar a segunda parcela do auxílio para os beneficiários que receberam a primeira até o dia 30 de abril. A terceira parcela continua sem datas definidas.

Também foi concluído o pagamento da primeira parcela para um grupo recém aprovado pela Dataprev. Este grupo até o momento, tem a previsão segundo Pedro Guimarães, presidente da Caixa, de receber a segunda parcela daqui a um mês.

A semana terminou com 10,6 milhões de pedidos do auxilio emergencial ainda em análise. A Caixa informou que ainda não existe previsão de termino das análises para este grupo. As consultas ao andamento da solicitação continuam sendo realizados pelo site e aplicativo do Auxílio.

Balanço de pagamentos

Até o dia 29 de maio, foram cerca de R$76,6 bilhões pagos aos beneficiários do auxílio emergencial para uma média de 58,6 milhões de pessoas. No total, foram 108,5 milhões de pagamentos, já que muitos já receberam a segunda parcela de R$600.

A Caixa finaliza informando que foram processados pela Dataprev 101,2 milhões de cadastros, e deste total, 59 milhões foram considerados aptos a receber. Neste universo de pessoas estão 19,2 milhões de beneficiários do Bolsa Família, 10,5 milhões do Cadastro Único e 29,3 milhões de trabalhadores que se inscreveram por meio do site e do aplicativo do programa.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.