Quem tem direito ao PIS/PASEP pago nesta sexta-feira?

A última rodada de pagamentos será liberada nesta sexta-feira (29) para trabalhadores de todo o Brasil que tem direito ao PIS/PASEP correspondente ao ano de trabalho de 2018. Com isto, é importante saber se atende aos critérios.

Quem tem direito ao PIS/PASEP pago nesta sexta-feira? (Reprodução/Internet)
Quem tem direito ao PIS/PASEP pago nesta sexta-feira? (Reprodução/Internet)

Vale lembrar que este pagamento é o adiantado, pois o governo federal decidiu antecipar a parcela que estava programada para o dia 30 de junho para esta semana. Mudanças foram tomadas mediante a crise estabelecida no país provocada pela pandemia do novo coronavírus.

Antes de saber se tem direito, é importante reconhecer que o PIS/PASEP são pagamentos diferentes, sendo o primeiro pago para profissionais do setor privado. Enquanto o PASEP é destinado aos que são servidores públicos.

Para receber é necessário ter carteira de trabalho por mais de 5 anos, além de terem tido remuneração de no máximo dois salários mínimos ao mês. E ter trabalhado efetivamente com o mínimo de 30 dias consecutivos no ano-base, constatados em sua carteira de trabalho.

Os dados são referentes ao ano base de 2018. O valor a ser recebido também varia de acordo com os meses trabalhados, mas com o reajuste considerando o salário mínimo atual, podendo ser de no mínimo R$ 88 a no máximo R$ 1.045.

É importante verificar se tem saldo em sua conta. Para o PIS, é válido ter o número do NIS em mãos, e a verificação sendo realizada através do site da Caixa.

Já o PASEP é através do site do Banco do Brasil, clicável neste link. Para ter acesso basta ter o número do benefício ou informar o CPF e data de nascimento para obter todas as informações sobre a conta.

Existem outros meios para obter informações, como o app BB Pasep ou no app Caixa Trabalhador – ambos disponível para download nos sistemas Android e iOS. Por eles, é possível consultar saldo e fazer outras operações. Outro meio de contato é através do telefone 0800 726 0207.

AvatarREDAÇÃO
Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do FDR.com.br traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.