Pedido do auxílio emergencial negado? Veja como contestar a decisão!

Entraves no auxílio emergencial podem ser contestados conforme afirma o governo. Nessa semana, a vice-presidente do Governo da Caixa Econômica Federal, Tatiana Thomé, informou como a população deve recorrer caso tenha o pedido do auxílio emergencial negado. De acordo com a gestora, há duas formas de reverter a situação e elas levam em consideração se o benefício foi negado ou se foi considerado inconclusivo. No texto abaixo, explicaremos como solicitar a revisão. Confira. 

Pedido do auxílio emergencial negado? Veja como contestar a decisão! (Imagem: Reprodução - Google)
Pedido do auxílio emergencial negado? Veja como contestar a decisão! (Imagem: Reprodução – Google)

O pagamento do auxílio emergencial vem sendo realizado desde abril e já benefício mais de 50 milhões de brasileiros. No entanto, há muitas pessoas que estão tendo suas solicitações reprovadas pela Dataprev.

Nesse caso, o governo permitiu que os usuários revisassem seus pedidos. A ação pode ser feita pelo aplicativo do Auxílio Emergencial, ou então por meio de um novo cadastro no site da Caixa.  

De acordo com Tatiana há dois motivos pelos quais o cidadão não tem acesso ao pagamento. O primeiro é quando seu cadastro não é aprovado. Normalmente isso acontece por erro dos dados preenchidos, ou incompatibilidade de renda de acordo com o que determina a MP do coronavoucher. Além disso, há também registros que contém conflitos no CPF.  

Já no caso dos pedidos inconclusivo, é quando o governo não consegue validar as informações prestadas pelo usuário. O app passou por algumas atualizações e a própria Caixa Econômica solicitou que os cidadãos renovassem os cadastros.  

Como faço para contestar o auxílio emergencial negado? 

  • Acesse aplicativo Caixa Auxílio Emergencial ou site “Acompanhe sua solicitação”; 
  • Preencha nome, data de nascimento, CPF e nome da mãe; 
  • Selecione a opção “Contestação” e confirme que deseja fazer a contestação. É válido ressaltar que o procedimento só pode ser feito uma vez por usuário, e ele deverá atender aos motivos do entrave na aprovação.  
  • Confirme a declaração da veracidade das informações prestadas; 
  • Envie contestação vai pra análise. 

O que fazer se o cadastro for considerado inconclusivo? 

  • Acesse aplicativo Caixa Auxílio Emergencial ou site e selecione a opção “Acompanhe sua solicitação”; 
  • Preencha nome, data de nascimento, CPF e nome da mãe; 

Desse modo, a ferramenta apresentará a lista dos prováveis motivos pelos quais o cadastro foi considerado inconclusivo. Para reverter o processo, basta corrigir os erros informados fazendo uma nova solicitação (ou seja, um novo registro) e aguardar a comprovação da Dataprev.  

Tanto para a solicitação de cadastro inconclusivo, quanto para o cadastro não aprovado, a resposta final poderá ser encontrada também no app, na função “Acompanhe sua solicitação”. 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA