Pedido do auxílio emergencial negado? Veja como contestar a decisão!

Entraves no auxílio emergencial podem ser contestados conforme afirma o governo. Nessa semana, a vice-presidente do Governo da Caixa Econômica Federal, Tatiana Thomé, informou como a população deve recorrer caso tenha o pedido do auxílio emergencial negado. De acordo com a gestora, há duas formas de reverter a situação e elas levam em consideração se o benefício foi negado ou se foi considerado inconclusivo. No texto abaixo, explicaremos como solicitar a revisão. Confira. 

Pedido do auxílio emergencial negado? Veja como contestar a decisão! (Imagem: Reprodução - Google)
Pedido do auxílio emergencial negado? Veja como contestar a decisão! (Imagem: Reprodução – Google)

O pagamento do auxílio emergencial vem sendo realizado desde abril e já benefício mais de 50 milhões de brasileiros. No entanto, há muitas pessoas que estão tendo suas solicitações reprovadas pela Dataprev.

Nesse caso, o governo permitiu que os usuários revisassem seus pedidos. A ação pode ser feita pelo aplicativo do Auxílio Emergencial, ou então por meio de um novo cadastro no site da Caixa.  

De acordo com Tatiana há dois motivos pelos quais o cidadão não tem acesso ao pagamento. O primeiro é quando seu cadastro não é aprovado. Normalmente isso acontece por erro dos dados preenchidos, ou incompatibilidade de renda de acordo com o que determina a MP do coronavoucher. Além disso, há também registros que contém conflitos no CPF.  

Já no caso dos pedidos inconclusivo, é quando o governo não consegue validar as informações prestadas pelo usuário. O app passou por algumas atualizações e a própria Caixa Econômica solicitou que os cidadãos renovassem os cadastros.  

Como faço para contestar o auxílio emergencial negado? 

  • Acesse aplicativo Caixa Auxílio Emergencial ou site “Acompanhe sua solicitação”; 
  • Preencha nome, data de nascimento, CPF e nome da mãe; 
  • Selecione a opção “Contestação” e confirme que deseja fazer a contestação. É válido ressaltar que o procedimento só pode ser feito uma vez por usuário, e ele deverá atender aos motivos do entrave na aprovação.  
  • Confirme a declaração da veracidade das informações prestadas; 
  • Envie contestação vai pra análise. 

O que fazer se o cadastro for considerado inconclusivo? 

  • Acesse aplicativo Caixa Auxílio Emergencial ou site e selecione a opção “Acompanhe sua solicitação”; 
  • Preencha nome, data de nascimento, CPF e nome da mãe; 

Desse modo, a ferramenta apresentará a lista dos prováveis motivos pelos quais o cadastro foi considerado inconclusivo. Para reverter o processo, basta corrigir os erros informados fazendo uma nova solicitação (ou seja, um novo registro) e aguardar a comprovação da Dataprev.  

Tanto para a solicitação de cadastro inconclusivo, quanto para o cadastro não aprovado, a resposta final poderá ser encontrada também no app, na função “Acompanhe sua solicitação”. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.