IPTU 2020 RJ: desconto de 20% termina em breve; veja como aproveitar o benefício

Moradores do Rio de Janeiro estão com o prazo reduzido para quitar os impostos. Encerra-se, na próxima semana, o período para poder pagar o Imposto Predial Urbano Territorial (IPTU 2020 RJ) tendo acesso aos 20% de desconto. Os interessados precisam acessar o portal Carioca Digital para poder gerar numa nova guia. Para ter acesso a isenção parcial, o contribuinte deverá encerrar o valor total do tributo, sem parcelamento.  

IPTU 2020 RJ: desconto de 20% termina em breve; veja como aproveitar o benefício (Imagem: Reprodução - Google)
IPTU 2020 RJ: desconto de 20% termina em breve; veja como aproveitar o benefício (Imagem: Reprodução – Google)

Para quem optar pela cota única, mesmo estando no fim do primeiro semestre, a prefeitura municipal não irá aplicar taxas de juros ou demais multas. De acordo com a gestão, a ação tem como finalidade reduzir o número de inadimplência do imposto, de modo que a população se sinta incentivada a prestar contas.  

A decisão levou em consideração os efeitos da atual crise econômica gerada pelo novo coronavírus e espera arrecadar ao menos 50% do valor esperado para 2020. A quantia será utilizada para a realização de manutenções dos serviços de saúde, prioritariamente, e depois será repassada para as demais secretarias.  

Boleto digital 

Para ter acesso ao boleto, os contribuintes devem entrar no site Carioca Digital e gerar um cadastro. O procedimento é simples e solicitará apenas o e-mail e senha de login.

Para quem já tiver vínculo, basta selecionar a opção ‘imóvel’ e depois informar os dados de entrada. Na sequência, é preciso repassar o número de identificação do bem para poder gerar o boleto.  

O documento poderá ser pago tanto nas agências bancárias, quanto nos aplicativos das instituições financeiras. O prazo final para obter desconto de 20% é até o dia 5 de junho. Quem desejar, pode apenas copiar o número sequencial do carnê ou então aplicar o leitor de código de barras.  

Oportunidade de parcelamento do IPTU 2020 RJ

Para aqueles que não puderem pagar o valor total, a prefeitura também disponibilizou a oportunidade do parcelamento. Nesse caso, o imposto poderá ser dividido em até 5 vezes e os boletos também devem ser acessos no portal acima.  

Para a divisão, haverá um carnê referente a cada mês. Em caso de atraso, o mesmo precisará ser gerado novamente e contará com os acréscimos dos juros. Até o momento, as datas do parcelamento ainda não foram divulgadas.  

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.