IPTU 2020 RJ: desconto de 20% termina em breve; veja como aproveitar o benefício

Moradores do Rio de Janeiro estão com o prazo reduzido para quitar os impostos. Encerra-se, na próxima semana, o período para poder pagar o Imposto Predial Urbano Territorial (IPTU 2020 RJ) tendo acesso aos 20% de desconto. Os interessados precisam acessar o portal Carioca Digital para poder gerar numa nova guia. Para ter acesso a isenção parcial, o contribuinte deverá encerrar o valor total do tributo, sem parcelamento.  

IPTU 2020 RJ: desconto de 20% termina em breve; veja como aproveitar o benefício (Imagem: Reprodução - Google)
IPTU 2020 RJ: desconto de 20% termina em breve; veja como aproveitar o benefício (Imagem: Reprodução – Google)

Para quem optar pela cota única, mesmo estando no fim do primeiro semestre, a prefeitura municipal não irá aplicar taxas de juros ou demais multas. De acordo com a gestão, a ação tem como finalidade reduzir o número de inadimplência do imposto, de modo que a população se sinta incentivada a prestar contas.  

A decisão levou em consideração os efeitos da atual crise econômica gerada pelo novo coronavírus e espera arrecadar ao menos 50% do valor esperado para 2020. A quantia será utilizada para a realização de manutenções dos serviços de saúde, prioritariamente, e depois será repassada para as demais secretarias.  

Boleto digital 

Para ter acesso ao boleto, os contribuintes devem entrar no site Carioca Digital e gerar um cadastro. O procedimento é simples e solicitará apenas o e-mail e senha de login.

Para quem já tiver vínculo, basta selecionar a opção ‘imóvel’ e depois informar os dados de entrada. Na sequência, é preciso repassar o número de identificação do bem para poder gerar o boleto.  

O documento poderá ser pago tanto nas agências bancárias, quanto nos aplicativos das instituições financeiras. O prazo final para obter desconto de 20% é até o dia 5 de junho. Quem desejar, pode apenas copiar o número sequencial do carnê ou então aplicar o leitor de código de barras.  

Oportunidade de parcelamento do IPTU 2020 RJ

Para aqueles que não puderem pagar o valor total, a prefeitura também disponibilizou a oportunidade do parcelamento. Nesse caso, o imposto poderá ser dividido em até 5 vezes e os boletos também devem ser acessos no portal acima.  

Para a divisão, haverá um carnê referente a cada mês. Em caso de atraso, o mesmo precisará ser gerado novamente e contará com os acréscimos dos juros. Até o momento, as datas do parcelamento ainda não foram divulgadas.  

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.