App Caixa TEM: aprenda a usar o aplicativo e gerenciar seu auxílio de R$600

PONTOS CHAVES

  • Caixa informa calendário de saque do auxílio emergencial pelo Caixa Tem
  • App solicita cadastro para poder ter acesso as transições 
  • Beneficiários só poderão retirar os valores da primeira parcela 

Aplicativo do auxílio emergencial volta a possibilitar saques. Nessa semana, a Caixa Econômica Federal informou as datas para que os beneficiários que receberam os R$ 600 do coronavoucher possam retirar a quantia em espécie. O pagamento será ministrado pela instituição e terá início a partir deste sábado (30). No entanto, antes de ir até uma agência, o cidadão deverá fazer uma solicitação no app Caixa TEM. No texto abaixo, explicaremos como utilizar a ferramenta. Confira.  

App Caixa TEM: aprenda a usar o aplicativo e gerenciar seu auxílio de R$600 (Imagem: Reprodução - Google)
App Caixa TEM: aprenda a usar o aplicativo e gerenciar seu auxílio de R$600 (Imagem: Reprodução – Google)

Como acessar e fazer transições no Caixa Tem 

A primeira coisa que o usuário deve fazer é baixar o app na loja do seu celular. O download está disponível tanto para quem tem o servidor IOS quanto para o Android. Com ele instalado, é preciso dar início ao processo de login.  

Ao abrir a tela inicial, clique na opção “SOU BENEFICIÁRIO” e informe o número do seu CPF. Depois confirme os dígitos e aguarde o carregamento.  

Na tela seguinte, você deverá informar o número do código de segurança que lhe será enviado por SMS. A mensagem apresentará a seguinte informação:  “Auxílio: Seu código é XXXXXX, válido até XX/0X/20. Não Compartilhe.” Se não recebeu o torpedo, basta solicita-lo novamente e aguardar o prazo de até 3 minutos.  

Com o código informado, selecione a opção “CONTINUA” e faça o login com os seus dados de acesso. Nesse caso, basta informar o número do CPF, nome completo, data de nascimento e o endereço de e-mail.

Por fim, cadastre uma senha que precisará ter até 6 dígitos e não pode conter dois números repetidos. Confirme o passaporte e clique na opção ‘NÃO SOU UM ROBÔ’.  

Feito o registro no app, você receberá um e-mail para confirmar as informações. Basta clicar no link presente no texto e automaticamente será direcionado para a tela de login novamente. Escreva o número do CPF e a senha e tenha acesso a sua área restrita.  

No e-mail deverá ter um com o nome Login Caixa. Abra e clique no link para confirmar suas informações. Se não encontrar o e-mail na caixa de entrada é possível que ele esteja na sua pasta de SPAM. 

Consultas de valores e datas 

Já na área pessoal, você deverá selecionar entre as opções disponíveis o que deseja acessar. Em caso de consulta, basta escolher a função “Consultar o Auxílio na Poupança Social Digital” e aguardar a mensagem “Vinculação de Dispositivo ao CPF”.  

Ao carregar a página será possível conferir o valor do saldo, extrato e também realizar pagamentos ou transferências desde que tenha quantia em caixa.  

Solicitação para saque no Caixa TEM

Quem desejar ter acesso ao valor em espécie precisará solicitar primeiramente no app. Para isso, é preciso acessar a área pessoal e informar o número da conta bancária onde desejará fazer a retirada.  

Além disso, será preciso também repassar os dígitos da conta digital e confirmar a portabilidade de uma para outra. A validação da ação é feita automaticamente e o pagamento deverá ser sacado de acordo com as datas publicadas pela Caixa.  

Datas do saque do auxílio emergencial  

  • 30 de maio: nascidos em janeiro 
  • 1 de junho: nascidos em fevereiro 
  • 2 de junho: nascidos em março 
  • 3 de junho: nascidos em abril 
  • 4 de junho: nascidos em maio 
  • 5 de junho: nascidos em junho 
  • 6 de junho: nascidos em julho 
  • 8 de junho: nascidos em agosto 
  • 9 de junho: nascidos em setembro 
  • 10 de junho: nascidos em outubro 
  • 12 de junho: nascidos em novembro 
  • 13 de junho: nascidos em dezembro 

Utilização do Cartão Digital  

Já para quem desejar manter o valor na poupança, é possível gasta-lo por meio de um cartão de débito feito também na plataforma. O serviço é automático e basta apenas que o usuário vá até a aba “cartão de débito” e confirme seu interesse em tê-lo.  

O serviço é realizado por meio da leitura de QR code, além dos dígitos tradicionalmente presentes. Com o cartão, o titular poderá pagar contas online na função de boleto, realizar compras também na internet e em estabelecimentos que aceitem a versão digital. Marcas como o Extra, Carrefour, Assaí, entre outras, já incluíram a modalidade em seus Caixas.  

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Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.