Detran SP lança CRLV 100% digital; veja como emitir o seu documento

Neste período de pandemia, o Detran SP, decidiu que o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) pode ser emitido pela internet. Essa mudança, atende a uma Deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº180/19, que estabelece a substituição do CRLV em papel por meio eletrônico. 

Detran SP lança CRLV 100% digital; veja como emitir o seu documento
Detran SP lança CRLV 100% digital; veja como emitir o seu documento (Foto: Google)

Esse licenciamento digital já está disponível para ser obtido de forma online e ainda pode ser salvo e até impresso pelo site do Detran, Denatran ou pelo aplicativo “Carteira Digital de Trânsito – CDT”, que está disponível para celulares com sistema operacional Android e iOS.

Em todas essas plataformas estarão disponíveis os licenciamentos dos anos de 2019 e 2020.

No estado de São Paulo, as unidades do Detran-SP estão fechadas por tempo indeterminado e a opção de envio do documento por Correios não estão mais disponíveis a partir do momento em que o processo for disponibilizado. 

Segundo informações do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo, o documento pode ser impresso em casa, com uma impressora comum e no papel A4, em tinta preta e página única.

Para acessar o aplicativo, o login é realizado com os dados do cadastro no portal de serviços do Denatran, informando o CPF e a senha. Os usuários novos precisarão realizar o cadastro, fazendo o passo a passo informado. 

Para esse CRLV ser emitido, o veículo precisa estar com todos os seus débitos vinculados quitados, além de estar com o seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestres (DPVAT) devidamente quitado.

O calendário é definido de acordo com o número final da placa. Veja a ordem de pagamentos da taxa de licenciamento. Nesses mesmos prazos vence a legalidade do veículo em circular pelo país. 

O CRLV digital é disponibilizado no estado desde dezembro do ano passado, com o mesmo valor jurídico do documento impresso e sua obtenção é opcional.

O documento poderá ser obtido no aplicativo “Carteira Digital de Trânsito – CDT” do Denatran disponível para telefone celular com sistema operacional Android e iOS. Nesta ferramenta estarão disponíveis os licenciamentos de 2019 e 2020.

Para verificar se o CRLV Digital está disponível para download no aplicativo, consulte o serviço online “Pesquisa de débitos e restrições” no portal do Detran SP.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!