Os trabalhadores de todo o país que recebem o PIS/PASEP devem ficar atentos ao calendário de recebimentos do abono salarial. Para quem trabalhou em 2018, e ainda não for sacar o benefício, o último lote de recebimento encerra nesta semana.
De acordo com o cronograma, os trabalhadores têm até esta sexta (29) para retirar o abono salarial. Mas a data não era essa. O governo decidiu adiantar o recebimento que estava previsto para o dia 30 de junho.
Mudanças aconteceram mediante a atual situação no qual o país se encontra, enfrentando a pandemia do novo coronavírus, que faz com que milhares de brasileiros comprometam renda e estejam impossibilitados de exercer suas funções individuais.
Mas vale ressaltar que o PIS e PASEP são pagamentos diferentes, sendo o primeiro pago para profissionais com vínculo empregatício em empresa do setor privado. Enquanto, o PASEP é destinado aos que são servidores públicos.
Quem tem direito ao benefício?
Há critérios definidos para cada um dos recebimentos, que podem variar o pagamento de R$ 88 a R$ 1.045. O pagamento é feito para os trabalhadores que possuem carteira de trabalho por mais de 5 anos, além de terem tido remuneração de no máximo dois salários mínimos ao mês.