Crise do novo coronavírus faz com que governos antecipem feriados. Nessa semana, a prefeitura de Aracaju e o governador de Sergipe informaram que o calendário festivo da região será antecipado. Na tentativa de reforçar as taxas do isolamento social e minimizar os impactos econômicos da pandemia, a gestão pública transferiu os feriados da Emancipação Política do estado e de São João para o mês de maio.
Normalmente, as datas são comemoradas nos dias 8 e 24 de julho, respectivamente. No entanto, este ano, com a proliferação do covid-19 a região contará com modificações.
O poder público defende que tal transferência poderá resultar em uma retomada as atividades em junho. Espera-se que com um isolamento mais eficaz em maio, o número de infectados diminuía e assim o comércio e demais setores possam voltar a funcionar no próximo mês.
Mediante as determinações, o novo calendário de Sergipe ficará na seguinte forma:
- 22 de maio: antecipação do feriado da Emancipação de Sergipe
- 23 de maio: sábado
- 24 de maio: domingo
- 25 de maio: antecipação do feriado de São João em Aracaju/ponto facultativo no estado
- 26 de maio: ponto facultativo no estado (transferência da sexta para a terça-feira)
Fique por dentro do funcionará nos feriados em Sergipe
Durante os feriados e no meio da quarentena, é preciso ficar atento aos serviços que estarão em funcionamento, supermercados e farmácia continuarão atendendo em tempo integral, pois são considerados atividades essenciais.
Já as feiras livres e mercados municipais irão variar. Nesta sexta-feira (22), o Mercado Municipal Maria Virgínia Leite Franco e os mercados setoriais (bairros) funcionam no horário das 5h30 às 13h30. Já os mercados Thales Ferraz e Antônio Franco ficarão fechados.
As feiras livres do Castelo Branco, Suíssa, Agamenon e Aruana vão funcionar apenas sexta, cumprindo as recomendações da vigilância sanitária.
Os bancos deverão abrir na sexta e na segunda-feira, seguindo o horário das 9h até às 14h, enquanto as agências lotéricas deverão ficar fechadas.
As unidades de saúde públicas, UPAS e hospitais permanecerão abertas em sistema 24 horas. Clínicas privadas e demais centros de atendimento seguirão o horário conforme a administração desejar.