Sergipe antecipa feriados e cria mega recesso; saiba o que funciona no estado

Crise do novo coronavírus faz com que governos antecipem feriados. Nessa semana, a prefeitura de Aracaju e o governador de Sergipe informaram que o calendário festivo da região será antecipado. Na tentativa de reforçar as taxas do isolamento social e minimizar os impactos econômicos da pandemia, a gestão pública transferiu os feriados da Emancipação Política do estado e de São João para o mês de maio. 

Sergipe antecipa feriados e cria mega recesso; saiba o que funciona no estado (Imagem: Reprodução - Google)
Sergipe antecipa feriados e cria mega recesso; saiba o que funciona no estado (Imagem: Reprodução – Google)

Normalmente, as datas são comemoradas nos dias 8 e 24 de julho, respectivamente. No entanto, este ano, com a proliferação do covid-19 a região contará com modificações.

O poder público defende que tal transferência poderá resultar em uma retomada as atividades em junho. Espera-se que com um isolamento mais eficaz em maio, o número de infectados diminuía e assim o comércio e demais setores possam voltar a funcionar no próximo mês.  

Mediante as determinações, o novo calendário de Sergipe ficará na seguinte forma: 

  • 22 de maio: antecipação do feriado da Emancipação de Sergipe 
  • 23 de maio: sábado 
  • 24 de maio: domingo 
  • 25 de maio: antecipação do feriado de São João em Aracaju/ponto facultativo no estado 
  • 26 de maio: ponto facultativo no estado (transferência da sexta para a terça-feira) 

Fique por dentro do funcionará nos feriados em Sergipe 

Durante os feriados e no meio da quarentena, é preciso ficar atento aos serviços que estarão em funcionamento, supermercados e farmácia continuarão atendendo em tempo integral, pois são considerados atividades essenciais.  

Já as feiras livres e mercados municipais irão variar. Nesta sexta-feira (22), o Mercado Municipal Maria Virgínia Leite Franco e os mercados setoriais (bairros) funcionam no horário das 5h30 às 13h30. Já os mercados Thales Ferraz e Antônio Franco ficarão fechados. 

As feiras livres do Castelo Branco, Suíssa, Agamenon e Aruana vão funcionar apenas sexta, cumprindo as recomendações da vigilância sanitária.  

Os bancos deverão abrir na sexta e na segunda-feira, seguindo o horário das 9h até às 14h, enquanto as agências lotéricas deverão ficar fechadas.  

As unidades de saúde públicas, UPAS e hospitais permanecerão abertas em sistema 24 horas. Clínicas privadas e demais centros de atendimento seguirão o horário conforme a administração desejar.  

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.