Senador apresenta projeto de SUSPENSÃO de pagamento do Minha Casa Minha Vida

Em meio a pandemia do novo coronavírus, diversas medidas estão sendo implementadas para tentar auxiliar os brasileiros. Incluindo o hall de projetos que são apresentados pelos senadores. Com isso, o programa habitacional Minha Casa Minha Vida poderá ter novidades. Projeto apresentado pelo senador Rogério Carvalho (PT-SE) pretende autorizar a suspensão dos pagamentos das parcelas enquanto durar o estado de calamidade pública.

Senador apresenta projeto de SUSPENSÃO de pagamento do Minha Casa Minha Vida (Reprodução/Internet)
Senador apresenta projeto de SUSPENSÃO de pagamento do Minha Casa Minha Vida (Reprodução/Internet)

De acordo com texto, a medida é para tentar ajudar os brasileiros a reorganizar as finanças durante o período de pandemia provocada pelo novo coronavírus. Será apenas válido as parcelas sob efeito retroativo a fevereiro de 2020.

Vale lembrar que a Caixa Econômica Federal já havia anunciado a suspensão no pagamento do financiamento imobiliário oferecidos pela instituição durante a pandemia do covid-19. Mas, mesmo assim, não incluem os contratos com recursos do FGTS.

O Minha Casa Minha Vida é financiado utilizando o FGTS. Neste sentido, de acordo com o senador autor do projeto, ação será feita como um complemento já à medida anunciada pelo banco.

Segundo ele, a implementação irá proteger os direitos dos beneficiários à habitação durante a emergência em saúde pública. Com isto, será realizada a interrupção da exigência de pagamentos prestações dos financiamentos imobiliários do programa.

Em sua rede social, Rogério Carvalho ainda destacou que o projeto foi apresentado para ajudar na renda das famílias brasileiras neste momento difícil.

“O Estado tem que ser parceiro dos brasileiros e não inimigo. Garantir a suspensão das parcelas do Minha Casa, Minha Vida neste período é garantir comida na mesa da nossa gente”, finaliza.

Minha Casa Minha Vida foi lançado 2009. Em mais de 10 anos de funcionamento, a previsão é que neste ano haja uma reformulação do programa, de acordo com expectativa do governo.

As fases e nova dinâmica por sua vez, ainda não foram detalhadas. Previsão de lançamento de um novo formato é que aconteça ainda neste mês de maio.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!