Receita Federal abre consulta ao 1º lote da restituição do IRPF a partir de HOJE!

Os contribuintes que realizaram declaração do Imposto de Renda devem ficar atentos ao período de restituições liberadas pela Receita Federal. A consulta será realizada a partir desta sexta-feira (22) para o primeiro lote de pagamento deste ano.

Receita Federal abre consulta ao 1º lote da restituição do IRPF a partir de HOJE!
Receita Federal abre consulta ao 1º lote da restituição do IRPF a partir de HOJE! (Reprodução/Internet)

Vale lembrar que os dados são correspondentes aos da declaração Imposto de Renda de Pessoa Física 2020 (IRPF), relativo aos ganhos de 2019. As consultas podem ser feitas exclusivamente pela internet ou telefone.

Medidas devem ser seguidas para evitar que os contribuintes saiam às ruas em busca de atendimento. De acordo com a Receita Federal, o primeiro lote de restituições será pago no próximo dia 29 de maio e será destinado a 901.077 contribuintes.

O total equivale a R$ 2 bilhões. Segundo o calendário definido pelo órgão, os pagamentos para este ano serão feitos considerando o último dia útil do mês (nos anos anteriores eram feitos no dia 15).

Irão receber neste primeiro lote, como em outros anos, os contribuintes que são considerados prioritários. Eles são: idosos acima de 80 anos, um total de 133.171; já  contribuintes entre 60 e 79 anos, somando 710.275; e contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave 57.631.

Consulta na Receita Federal

A consulta poderá ser feita a partir das 9h, sempre utilizando os seguintes canais: na página da Receita na internet, pelo telefone 146 ou através do aplicativo da Receita para tablets e smartphones.

As declarações de imposto de renda para este ano podem ser declaradas ainda obedecendo um novo prazo, até o final do mês de junho. Atualmente, Receita já recebe 4,7 milhões de declarações do Imposto de Renda 2020.

O prazo foi mudado mediante a pandemia do novo coronavírus. A expectativa é de 32 milhões contribuições. Sendo assim, mais da metade dos contribuintes ainda não enviou a declaração.

Calendário restituição IRPF 2020

  • 1° lote: 29 de maio
  • 2° lote: 30 de junho
  • 3° lote: 31 de julho
  • 4° lote: 31 de agosto
  • 5° lote: 30 de setembro

Mesmo assim, não se sabe qual o lote no que cada pessoa estará enquadrada. A Receita Federal destaca que há critérios pré-definidos, mas o repasse será realizado e informado com antecedência.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!