publicidade

A Conta Poupança Social Digital foi desenvolvida especialmente para ajudar a população sem conta corrente a receber o Auxílio Emergencial. Para alguns pode até parecer difícil não utilizar uma conta para a movimentação financeira e precisar se adaptar ao uso do cartão virtual Caixa Tem, porém esta é a realidade de mais de 45 milhões de brasileiros.

cartão virtual Caixa Tem
Aprenda em DETALHES a emitir o cartão virtual Caixa Tem para utilizar o Auxílio Emergencial (Imagem: Reprodução Google)
publicidade

Isso foi o que mostrou um estudo de 2019 do Instituto Locomotiva, na prática significa que 1 a cada 3 brasileiros escolheu não possuir conta em bancos ou não movimenta nenhuma há seis meses.

Seja pela idade, costume ou falta de instrução, muita gente ainda prefere utilizar o “dinheiro vivo” para fazer compras, juntar dinheiro etc.

Porém se você faz parte desta população pode enfrentar problemas durante a quarentena, já que muitas empresas passaram a realizar suas vendas apenas pela internet

Utilizar o cartão virtual Caixa Tem em compras on-line

Comprar na internet com dinheiro não é uma tarefa simples nem segura, é necessário emitir um boleto e pagá-lo em alguma lotérica. Após o pagamento ainda é necessário esperar a confirmação, que em geral demora 3 dias úteis.

Para ajudar quem optou pela poupança social digital para receber o auxílio a utilizar o seu benefício é que a Caixa passou a disponibilizar o cartão digital.

O cartão virtual do Caixa Tem é um cartão de débito, mas com a numeração e um funcionamento parecido com um cartão de crédito.

O limite do cartão é o seu saldo na poupança digital e o aplicativo gera os 16 dígitos e os 3 dígitos de verificação para realizar sua compras.

Desta maneira a compra é aprovada no mesmo momento e você não precisa ir até uma lotérica, nem sair de casa.

Como gerar o cartão virtual do Caixa Tem

Na tela inicial do aplicativo você vai encontrar a opção: “Cartão de débito Virtual”, ao clicar nesta opção será aberta uma tela similar a uma conversa.

O aplicativo Caixa Tem então vai te oferecer duas opções:

  1. Usar agora meu Cartão de Débito Virtual
  2. Quero saber mais

Escolha a primeira opção para gerar o cartão virtual. Após isso será pedida a sua senha do Caixa Tem.

Após digitar corretamente sua senha, vai aparecer uma imagem com o seu nome e as informações do cartão.

Também é possível gerar o cartão através do internet banking. Nele você vai abrir a opção “Cartões”.

Após clicar em “Cartões”, aparecerão duas opções:

  1. Cartão de débito
  2. Cartão de débito virtual

Selecione a segunda opção e clique em gerar. Da mesma maneira que no aplicativo, você receberá as informações do cartão para realizar suas compras.

Cuidados para fazer suas compras com o cartão virtual

Mesmo com toda a segurança do cartão virtual e do aplicativo Caixa Tem, é importante tomar alguns cuidados antes de realizar compras pela internet.

A principal atitude é verificar a reputação do site antes de digitar seus dados pessoais e do cartão virtual.

Muitas empresas confiáveis já aceitam a modalidade do cartão de débito virtual, por isso prefira estas opções.

Empresas que já aceitam compras através do cartão de débito virtual:

  • Magazine Luiza;
  • Casas Bahia;
  • Extra;
  • Ponto Frio.

Na dúvida pesquise o nome do site antes de digitar qualquer informação pessoal, assim você confirma se outras pessoas já realizaram compras e se a loja é confiável.

COMENTÁRIOS

Sandro Campos possui bacharelado em Ciências e Humanidades e Ciências Econômicas pela Universidade Federal do ABC (UFABC). No mercado de trabalho, tem passagem pelo Banco Mercantil do Brasil, como gerente de relacionamento. Atuou também como assessor de investimentos no Itaú Personnalité e na XP Investimentos. Atualmente, trabalha como  Consultor Financeiro e dedica-se à redação do portal FDR.