Semana segue com liberações do auxílio emergencial. Nesta quinta-feira (21), a Caixa Econômica Federal dará início a uma nova rodada de pagamentos do coronavoucher. O calendário contempla os trabalhadores que receberam a primeira parcela até o último dia 30 de abril e também quem irá ter acesso ao benefício pela primeira vez. Para poder movimentar a quantia, é preciso estar inscrito no app Caixa Tem ou ir até uma agência bancária. Entenda mais no texto abaixo.  

Auxílio emergencial paga 1ª e 2ª parcela HOJE! Veja quem recebe (Imagem: Reprodução - Google)
Auxílio emergencial paga 1ª e 2ª parcela HOJE! Veja quem recebe (Imagem: Reprodução – Google)
publicidade

De acordo com a administração da Caixa, hoje serão contemplados os 5,3 milhões de inscritos no Cadastro Único, que solicitaram o benefício no app ou site, e receberam a primeira parcela no mês de abril.

Por uma questão de organização, para evitar aglomerações e filas, apenas os nascidos entre os meses de março e abril, dentro deste grupo, poderão receber a segunda parcela.  

A liberação contemplará também os beneficiários do Bolsa Família que tenham o número final do NIS 4. Nesse caso, o recebimento acorrerá conforme as determinações do projeto, com os valores enviados para as contas dos cidadãos e sacados por meio da apresentação do Cartão Bolsa Família.  

Por fim, o último grupo que irá contar com os R$ 600 será composto pelos novos inscritos recém aprovados pelo ministério da cidadania. Nesse caso, a liberação ocorrerá para quem nasceu no mês de março. Os demais terão os depósitos feitos nos próximos dias, conforme o calendário abaixo:  

Primeira parcela do auxílio emergencial para novos aprovados 

  • 19 de maio (terça): nascidos em janeiro 
  • 20 de maio (quarta): nascidos em fevereiro 
  • 21 de maio (quinta): nascidos em março 
  • 22 de maio (sexta): nascidos em abril 
  • 23 de maio (sábado): nascidos em maio, junho ou julho 
  • 25 de maio (segunda): nascidos em agosto 
  • 26 de maio (terça): nascidos em setembro 
  • 27 de maio (quarta): nascidos em outubro 
  • 28 de maio (quinta): nascidos em novembro 
  • 29 de maio (sexta): nascidos em dezembro

Pagamento digital  

Ao anunciar o novo cronograma, a Caixa informou também modificações nas formas de recebimento do auxílio. Nessa segunda rodada, os trabalhadores não poderão receber o valor através de suas contas bancárias cadastradas na inscrição.  

O pagamento será feito apenas por meio do app Caixa Tem, que funciona como uma espécie de poupança digital. Nele, os usuários poderão fazer pagamentos de boletos online e criar um cartão de débito que funcionará apenas para transações digitais. Inicialmente não será possível sacar ou transferir a quantia para outra conta.  

COMENTÁRIOS

Maria Eduarda Andrade, mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguagens. No mercado de trabalho, já passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de ter assessorado marcas nacionais como a Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.