Calendário da 1ª parcela dos recém aprovados no auxílio emergencial começa HOJE!

Nova rodada de pagamentos do auxílio emergencial começa nesta terça-feira (19). Os brasileiros que se cadastraram para receber os R$ 600 do coronavoucher depois do dia 30 de abril começarão a receber a primeira parcela do benefício hoje. A liberação acontecerá nas unidades da Caixa Lotérica e seguirá um calendário exclusivo para o grupo. De acordo com a instituição, serão contemplados mais de 8,3 milhões de pessoas.  

Calendário da 1ª parcela dos recém aprovados no auxílio emergencial começa HOJE! (Imagem: Reprodução - Google)
Calendário da 1ª parcela dos recém aprovados no auxílio emergencial começa HOJE! (Imagem: Reprodução – Google)

Para poder ter acesso a quantia, os recém cadastrados precisam conferir se seus pedidos foram aprovados. A consulta deve ser feita por meio do site ou app Auxílio Emergencial, basta informar o número da documentação pessoal gerando um login.  

Quem estiver com o pedido em análise deverá esperar pela validação. Segundo a Caixa, são cerca de 5,7 milhões de trabalhadores aguardando a resposta. Para esse grupo, as datas de pagamento ainda não foram anunciadas 

Ordem da liberação  

De acordo com o calendário divulgado, a população terá até o dia 29 de maio para receber os valores na conta indicada.

A ordem de recebimento será definida de acordo com as datas de nascimento dos beneficiários e não será possível receber em dias diferentes do que foi estipulado. 

Segundo Pedro Guimarães, presidente da Caixa, a regra foi aplicada para evitar aglomerações nas agências bancárias. Ele explica que o trabalhador deverá comparecer até uma unidade do banco apenas no dia do seu recebimento, pois o valor não será retirado em demais datas.  

Calendário de pagamento para os novos aprovados no auxílio emergencial  

  • 19 de maio (terça): nascidos em janeiro 
  • 20 de maio (quarta): nascidos em fevereiro 
  • 21 de maio (quinta): nascidos em março 
  • 22 de maio (sexta): nascidos em abril 
  • 23 de maio (sábado): nascidos em maio, junho ou julho 
  • 25 de maio (segunda): nascidos em agosto 
  • 26 de maio (terça): nascidos em setembro 
  • 27 de maio (quarta): nascidos em outubro 
  • 28 de maio (quinta): nascidos em novembro 
  • 29 de maio (sexta): nascidos em dezembro 

É importante mencionar que, para esse grupo, a quantia poderá ser acessada tanto por meio das poupanças digitais, quanto pelas contas privadas informadas no cadastro ou pelos próprios registros na Caixa.  

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.