Auxílio emergencial: Pernambuco cria site para agendar emissão de documento

Com a pandemia do novo coronavírus, as ações e serviços tiveram um impacto grande com o fechamento dos centros. Procedimentos como emissão de documentos também tiveram que se adaptar a nova realidade. Em Pernambuco, governo do estado divulgou nesta segunda-feira (18) novo serviço que possibilitará aos interessados emitir a carteira de identidade. O documento é imprescindível para ter acesso ao auxílio emergencial.

Auxílio emergencial: Pernambuco cria site para agendar emissão de documento
Auxílio emergencial: Pernambuco cria site para agendar emissão de documento (Imagem: Google)

A partir de agora, será necessário realizar agendamento através da internet para ter acesso ao documento.

Antes desta funcionalidade, serviço era feito sob demanda, mas teve a alteração realizada mediante as regras de restrição de circulação que foram autorizadas pelo governo estadual nas cidades de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata.

As alterações ficam vigentes até o dia 31 de maio. Vale lembrar que este serviço de emissão de identidades está sendo realizado para os pernambucanos que estão sem documentação para realizar o saque do auxílio emergencial do governo federal.

O atendimento será realizado em quatro escolas nos bairros de Santo Amaro, Casa Amarela e Boa Viagem, todos da cidade do Recife, interessados irão fazer um cadastro digital com ajuda dos atendentes e após o prazo de três dias irão receber em mãos o documento.

De acordo com o Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), o agendamento deverá ser feito através do site. Nele, o interessado deverá escolher data e horário e imprimir a informação do agendamento.

Com este documento em mãos, o interessado poderá transitar nos cinco municípios em quarentena. Isto porque atualmente só será permitido sair de casa para fazer alguma atividade essencial e para isso é necessário apresentar a justificativa.

O serviço é oferecido de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Segundo dados divulgados pelo estado, atualmente o setor tem capacidade de produzir 1,2 mil identidades nas quatro escolas.

Primeira via do RG é gratuita, já a segunda é também gratuita apenas para pessoas com mais de 65 anos. Aqueles que não tem essa idade, devem pagar a taxa de R$ 23,35. O boleto para pagamento é emitido no site do IITB – mesmo local do agendamento.

Os interessados devem também, na porta da escola, apresentar documentos como rescisão de contrato de trabalho, declaração da Caixa, inscrição no auxílio emergencial e/ou extrato de Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.

YouTube video player
Sair da versão mobile